Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

Investimento de 6,5 milhões de euros na região para a redução de risco de incêndio

Territórios abrangidos têm em vista a redução do risco de incêndios, a conservação dos ecossistemas e o desenvolvimento socioeconómico sustentável.

Foi oficialmente aprovada e publicada em Diário da República um conjunto de Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP), duas delas na região, aprovadas no âmbito do Programa de Transformação da Paisagem que define uma estratégia para os territórios vulneráveis da floresta com elevada perigosidade de incêndio.

A iniciativa, cujo investimento ronda os 6,5 milhões de euros na região de Leiria, tem em vista a redução do risco de incêndios, a conservação dos ecossistemas e o desenvolvimento socioeconómico sustentável.

Uma das AIGP situa-se no concelho de Figueiró dos Vinhos, a Área Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP) de Aguda, e abrange uma área contínua de 943 hectares. A FlorestGal – Empresa de Gestão e Desenvolvimento Florestal assumiu as competências de entidade gestora da AIGP de Aguda, ficando responsável pela elaboração e execução da OIGP.

O programa de ação define a estratégia adequada ao território, a programação das intervenções, o modelo operativo, os recursos financeiros a alocar e o sistema de gestão e monitorização.

Financiado através do Plano de Recuperação e Resiliência, esta AIGP “pretende dar resposta à necessidade de ordenamento e gestão da paisagem e o aumento de área florestal gerida, numa escala que promova a resiliência aos incêndios, valorização do capital natural e promoção da economia rural”, refere o município de Figueiró dos Vinhos.

Quanto à Operação Integrada de Gestão da Paisagem (OIGP) Serras do Norte de Ourém, com sede no concelho de Ourém, o montante máximo de investimento validado é de 4.525 579,40 euros, para as ações de investimento, e uma remuneração anual máxima de 206.524,75 euros, para os apoios a 20 anos, com financiamento da União Europeia, através do PRR, conforme despacho publicado em Diário da República, com data de 31 de dezembro de 2024.

Com uma área inicial de 4.192,40 hectares, foi ajustada em sede de OIGP para uma área de 2.931,20 hectares, apresentada pela entidade gestora Associação de Desenvolvimento das Serras do Norte de Ourém, liderada por Daniel Marques.

A Área Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP) Serras do Norte de Ourém, promovida pelo Município de Ourém, foi criada em 2021 e abrange Espite, Urqueira, Rio de Couros e Casal dos Bernardos.

As OIGP configuram respostas inovadoras, estruturadas e ambientalmente sustentáveis, adaptadas às características de cada território, com o objetivo de tornar os territórios vulneráveis mais resilientes, numa “gestão florestal ativa e racional”, em particular contra os incêndios e, ao mesmo tempo, potenciar o crescimento da economia local e social.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.