Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

Os desafios do oceano costeiro em debate na Nazaré

Especialistas da Noruega e de Portugal vão juntar-se na Biblioteca Municipal da Nazaré para discutir os desafios e oportunidades da gestão do oceano costeiro.

Novas abordagens e novas tecnologias na observação do Canhão da Nazaré irão ser discutidas neste seminário Foto de Arquivo

A Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré, recebe na quinta-feira, dia 23, um seminário sobre o papel do oceano costeiro na vida das comunidades e para o equilíbrio ambiental.

O evento, intitulado “O mar da Nazaré e os desafios do oceano costeiro”, arranca às 14 horas e junta especialistas de Portugal e da Noruega num debate sobre desafios e oportunidades da gestão do oceano.

Na primeira parte do seminário será abordada a área de influência do Canhão da Nazaré com contributos de João Vitorino, João Duarte, Inês Martins e Gonçalo Gomes, do Instituto Hidrográfico de Portugal, e Carla Rodrigues da Universidade de Aveiro. Um dos tópicos em debate são as novas abordagens e novas tecnologias na observação do Canhão da Nazaré.

“O oceano costeiro norueguês” é o tema do segundo painel, no qual serão abordados os seguintes tópicos: mapeamento dos habitats do fundo marinho para a gestão espacial, por Lene Buhl Mortensen; a monitorização da segurança do pescado e condições ambientais, por Monica Sanden; e a Inteligência Artificial na monitorização da zona costeira, por Cristian Munoz. Todos os especialistas trabalham no Institute of Marine Research, na Noruega.

O seminário faz parte da iniciativa “Sinergias para o oceano costeiro entre a Noruega e Portugal”, financiada pelo Fundo de Relações Bilaterais do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu.

“O oceano costeiro, que se estende da linha de costa até dezenas de quilómetros ao largo, é um espaço onde se concentram diversas atividades humanas, além de ser uma interface crítica entre as influências terrestres e oceânicas. Conhecer e prever as dinâmicas desta região é essencial para proteger comunidades costeiras e habitats em situações de crise; apoiar a Economia Azul e a gestão sustentável dos recursos marinhos; implementar novas tecnologias e estratégias de monitorização”, lê-se em comunicado enviado às redações.

O evento tem entrada livre. Mais informações sobre o programa aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados