Leiria dedica o mês de janeiro a Afonso Lopes Vieira com um conjunto de iniciativas denominadas Festa do Poeta. O escritor natural de Leiria é homenageado ao longo deste mês com visitas guiadas, uma tertúlia e a entrega do Prémio Afonso Lopes Vieira.
A programação recorda e dá a conhecer o poeta e o património cultural e bibliográfico legado a Leiria, divulgando a obra e a biblioteca de Lopes Vieira.
“Recordar o poeta leiriense, que se destacou na primeira metade do séc. XX, é sempre importante e ainda há muito a descobrir sobre ele”, realça a vereadora da Cultura, Anabela Graça.
“Afonso Lopes Vieira, conhecido essencialmente pelos livros de poesia que publicou, é um homem de cultura multifacetado, que estudou e escreveu sobre música, arte, arquitetura, literatura. Deu a conhecer e vulgarizou Gil Vicente e Francisco Rodrigues Lobos e foi um dos precursores da fotografia artística em Portugal. Mas desconhecemos outras facetas suas”, nota a autarca.
O espólio documental e bibliográfico que está à guarda de Leiria “ainda tem muito para nos contar acerca desse período da história portuguesa”, durante o qual Lopes Vieira se relacionou com a elite cultural e política do seu tempo.
A Festa do Poeta arranca hoje, 2 de janeiro, com as visitas à biblioteca de Afonso Lopes Vieira, na biblioteca de Leiria, onde se replica o escritório que tinha na casa no largo da Rosa, em Lisboa. As visitas sucedem-se ao longo do mês, de segunda a sexta, das 14 às 15 horas.
A 24 de janeiro é entregue o Prémio Afonso Lopes Vieira, ganho este ano por Gonçalo David Silva Pinto Azevedo, com a obra “Inverso Sentido do Tempo”.
E no dia 25 há tertúlia sobre a antologia “Passeio nas minhas terras e outros textos”, com Carlos Fernandes, Cristina Nobre, António da Silva Gordo e Paula Marques.