Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais


Mercado

Pagar sem tirar compras do carrinho de supermercado? Nova loja em Leiria usa inteligência artificial para o fazer

Bom Dia Leiria São Romão “é a maior loja inteligente do mundo”, garante o CEO da MC

Visão computacional, algoritmos de inteligência artificial e de prateleiras sensorizadas são algumas das tecnologias usadas na nova loja Foto: Joaquim Dâmaso

É uma loja que recorre à inteligência artificial para permitir que quem entra e compre o que deseja, o possa fazer sem ter de registar os produtos. O sistema, que os promotores asseguram ter criado em Leiria a “maior loja inteligente do mundo”, permite pagar à saída sem sequer tirar as compras do carrinho.

A nova loja foi inaugurada esta sexta-feira, dia 11, e resulta de um investimento de seis milhões de euros, com apoio de verbas do PRR. Apesar da forte componente tecnológica, a nova loja Continente Bom Dia, em São Romão, preserva a componente humana, mantendo as caixas tradicionais.

Uma das grandes inovações passa pelo smart check out, processo que modifica a tradicional experiência de compra nos supermercados.

E como funciona? “Através de visão computacional, algoritmos de inteligência artificial e de prateleiras sensorizadas com balanças, a tecnologia permite a criação autónoma e em tempo real do carrinho virtual de cada cliente”, explica nota do Continente.

Em concreto, nesta loja, se o cliente optar por comprar desta forma, “escolhe, como habitualmente, os artigos e coloca-os no seu carrinho/cesto”. Enquanto escolhe o que comprar, dentro da loja, estão a ser registadas as suas compras pelo sistema.

Ministra Margarida Balseiro Lopes, acompanhada por Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria, presidiu à inauguração da nova loja Foto: Joaquim Dâmaso

Quando se aproxima do momento em que usualmente se registariam os produtos um a um (pelo próprio cliente ou por um funcionário) nada é necessário fazer, “a não ser validar e liquidar os produtos selecionados”.

Ainda assim, nem tudo é totalmente automatizado: “os clientes que optam pelo smart checkout terão de pesar os produtos e peso variável (fruta e legumes, por exemplo), nas balanças e dispositivos de scanning”.

Por sua vez, na zona da peixaria persiste o atendimento, “com áreas de pedido e de entrega, sendo que, no modo smart checkouts, a adição do artigo ao carrinho virtual é feita pelo colaborador”.

“É para nós um momento especial, porque estamos a abrir uma loja que é diferente de todas, é a maior loja inteligente do mundo e estamos a fazê-lo num ano em que a [marca] Continente celebra 40 anos”, disse, na inauguração da nova loja, o CEO da MC, Luís Moutinho, informando que a loja Bom Dia Leiria São Romão, contou com um investimento de seis milhões de euros, dos quais 1,5 foram destinados à tecnologia Sensei, uma ‘start up’ portuguesa.

Numa visita à loja, onde mostrou à ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, o funcionamento das compras no Bom Dia Leiria São Romão, Luís Moutinho justificou que a área de 1.200 metros quadrados, coberta pela tecnologia Sensei, torna-a a “maior loja inteligente do mundo”.

Neste local de venda a retalho, o cliente só tem de fazer as suas compras normalmente, retirando os produtos das prateleiras, adquirir os frescos ou até um simples café. No final, pode optar pelas caixas ‘smart checkout’, que autonomizam toda a compra.

O cliente não precisa sequer de tirar os produtos do cesto e fazer o ‘scanning’ tradicional. Imediatamente a conta é apresentada e, depois de conferir, só tem de pagar.

“O nosso sonho é promover aos clientes o efeito ‘uau’, que é chegarem à caixa e não terem de fazer nada. E desde o primeiro dia acreditámos numa loja híbrida, porque queremos que a experiência do cliente seja completamente normal e tranquila, dando-lhe depois a opção, no momento da saída: se fizer um ‘checkout’ tradicional terá uma experiência social com um colega nosso que está na linha de caixa, se quiser ter o ‘smart checkout’ e ter o efeito ‘uau’ então venha daí”, afirmou Luís Moutinho.

Segundo explicou a empresa através de um comunicado, o ‘smart checkout’ funciona “através de visão computacional, algoritmos de inteligência artificial e de prateleiras sensorizadas com balanças”. A tecnologia permite a criação autónoma e em tempo real do carrinho virtual de cada cliente.

A loja de São Romão dispõe de seis caixas autónomas (‘smart checkouts’ e ‘self checkouts’) e duas caixas manuais. O parque de estacionamento conta com 55 lugares e quatro postos de carregamento para veículos elétricos.

Luís Moutinho assegurou ainda que a loja está equipada com painéis fotovoltaicos, “com autoconsumo de 30%”, utiliza lâmpadas de baixo consumo e tem os frescos protegidos com portas para reduzir o consumo.

Garantindo que não pretende “tirar colaboradores das lojas”, Luís Moutinho afirmou que o grupo é um dos maiores empregadores privados em Portugal. “É com muita alegria que digo que a MC emprega 44 mil pessoas e esta loja tem 28 novos colegas. Não queremos sequer reduzir as interações sociais que temos com os nossos clientes, mas acreditamos que o digital é ele próprio também facilitador do nosso negócio”, reforçou.

O presidente da Sensei, Vasco Portugal, referiu que o que se pode observar na loja é “o estado da arte de inteligência artificial aplicada a retalho”.

“Na prática, esta loja tem cerca de 12 mil referências de produtos diferentes. Cada um tem cerca de 20 a 50 unidades e todas elas estão dispostas nas estantes. O trabalho desta tecnologia que aqui instalamos é ter a capacidade de distinguir cada um desses produtos”, explicou.

Esses produtos “podem ser mais pequenos do que uma mão, estão a uma distância de aproximadamente três metros e de um ângulo que não é necessariamente o melhor, mas foi pensando um bocadinho mais naquilo que é a experiência do cliente: como tornar isto invisível para o cliente”.

Vasco Portugal considerou ainda que este sistema de inteligência artificial irá também contribuir para a diminuição dos furtos, uma vez que todos os produtos que são recolhidos pelo cliente ficam registados e se não forem pagos à saída serão detetados.

A MC possui 17 lojas no distrito de Leira e emprega 1.329 colaboradores.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados