A dupla João Ferreira e Filipe Palmeiro, que se estreia na categoria Ultimate, classificou-se este sábado, dia 3, em 6.º lugar na primeira etapa do Dakar Rally. O outro piloto de Leiria, Ricardo Porém, e o navegador Nuno Sousa, alcançaram a mesma posição, mas na categoria Challenger.
Ao volante do Mini John Cooper Works 3.0d da X-Raid, João Ferreira e Filipe Palmeiro competiram numa etapa em que alguns dos principais candidatos geriram o ritmo, devido à previsível difícil navegação da etapa de amanhã.
O piloto leiriense chegou ao Start Camp, em Bisha, sem problemas e com uma posição de partida, ainda assim, favorável para o amanhã.
“Dever cumprido. Primeira etapa sem problemas e com um ritmo que nos deixa numa posição boa para encarar a etapa de 48 horas que iniciamos amanhã”, referiu, considerando que a dupla fez “uma etapa limpa, sem problemas”.
“É muito bom ver tantas bandeiras portuguesas ao longo destes primeiros 400 km de especial. Sentimos sempre esse empurrãozinho, que hoje nos levou até ao sexto lugar”, destacou.
Também Ricardo Porém e Nuno Sousa completaram a primeira etapa do Dakar Rally de “forma totalmente limpa”, levando o MMP ao 6º lugar da geral, na categoria Challenger.
Na jornada que antecedia a etapa de 48 horas, a dupla de Leiria optou por um registo tranquilo e, sem cometer erros, alcançou os seus objetivos.
“Sabíamos que ia ser uma etapa traiçoeira, com muitas armadilhas, e por isso preferimos ser cautelosos. Não cometemos erros e fomos gerindo o nosso ritmo para terminar num 6.º lugar que está, absolutamente, alinhado com os nossos objetivos para este Dakar Rally”, afirmou Ricardo Porém.
“Foi apenas a primeira etapa, mas já foi uma tirada muito longa e que nos deu a confiança necessária para iniciar a preparação para os próximos dois dias, que prometem ser duros”, concluiu.