Lino Ferreira, presidente da direção da ACILIS, reiterou o apelo à isenção de portagens na A19, manifestando a sua concordância com as recentes declarações da ministra da Cultura que, na Batalha, afirmou que “a isenção de portagens parece ser a primeira grande solução”.
Estas declarações, publicadas pelo REGIÃO DE LEIRIA, “estão alinhadas com a posição que vem sendo defendida pelo presidente da direção da ACILIS, Lino Ferreira”, refere um comunicado da Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria, divulgado esta tarde.
A nota reporta-se às declarações da governante, durante uma visita à Batalha, na terça-feira, dia 7.
Na altura, Raul Castro, presidente da Câmara, manifestou à ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, a necessidade de resolução do problema do trânsito fronteiro ao Mosteiro, via IC2, defendendo a necessidade de isenção de portagens na A19, a autoestrada que liga São Jorge a Leiria, e que funciona como variante à Batalha.
Dalila Rodrigues prometeu apresentar a questão no Governo, concordando que a isenção de portagens será a solução mais imediata para enfrentar o problema.
Para além da isenção de portagens na A19, Lino Ferreira, em comunicado, defende igualmente “que o Governo pode efetivamente dar uma excelente ajuda aos empresários da região, se avançar com a abolição das portagens no troço da A8 entre Leiria e a Marinha Grande, uma vez que ‘permitia aos empresários uma poupança de milhares de euros mensais em portagens’”.
Além do mais, a abolição do troço da A8 entre Leiria e a Marinha Grande “aliviava a saturação de trânsito da Estrada Nacional 242 que liga as duas cidades”, reforça.