Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais


Desporto

Taça da Liga: Sporting e Benfica procuram o primeiro troféu da época em Leiria

Bilhetes para o jogo estão esgotados desde quinta-feira. Benfica já ganhou a competição por sete vezes e o Sporting procura o quinto título.

LP

Sporting e Benfica defrontam-se na final da Taça da Liga/Allianz Cup, de futebol, pela terceira vez, em 18 edições, este sábado, em Leiria, a partir das 19h45, num jogo com casa cheia e transmissão televisiva.

O Benfica vai enfrentar pela nona vez o jogo decisivo da mais recente competição do futebol nacional, que conquistou sete vezes, enquanto o Sporting disputa a oitava final, à procura do quinto cetro.

Os ‘leões’ chegaram à final na primeira edição, na qual foram batidos pelo Vitória de Setúbal, antes de o Benfica arrebatar quatro troféus de seguida, o primeiro dos quais diante do rival ‘verde e branco’, num jogo com arbitragem polémica de Lucílio Baptista, no Estádio Algarve.

Em 21 de março de 2009, o árbitro Lucílio Baptista assinalou uma grande penalidade inexistente a favor do Benfica, com Ruben Amorim no ‘onze’, expulsou Pedro Silva e, aos 75 minutos, o malogrado espanhol Reyes não desperdiçou a ‘oferta’ e restabeleceu a igualdade no encontro, que era liderado pelos ‘leões’, de Paulo Bento, desde os 48, graças a um tento de Bruno Pereirinha.

Na ‘lotaria’ dos penáltis, o Benfica, de Quique Flores, levou a melhor, por 3-2, com o guarda-redes Quim no papel de herói, ao deter três, iniciando o percurso triunfal na Taça da Liga, só interrompido em 2012/13, depois de vitórias nas finais diante de FC Porto (3-0), Paços de Ferreira (2-1) e Gil Vicente (2-1).

O Sporting de Braga ‘quebrou’ a hegemonia do Benfica, que foi retomada em 2013/14, para mais três conquistas seguidas, as últimas, perante Rio Ave (2-0) e Marítimo (2-1 e 6-2), numa altura em que a prova ainda não tinha a acabar o formato de ‘final four’.

Depois da última vitória das ‘águias’, reinou o Sporting, que, nos penáltis, superou consecutivamente o Vitória de Setúbal em 2017/18 (5-4, após 1-1) e o FC Porto em 2018/19 (3-1, após 1-1) e, em 2020/21, ganhou por 1-0 ao Sporting de Braga.

Em 2021/22, Sporting e Benfica reencontraram-se na final, em Leiria, onde os ‘leões’, então orientados por Ruben Amorim ‘vingaram’ o desaire de 2008/09, ao vencerem por 2-1, após reviravolta, no único triunfo na prova sobre o Benfica, graças aos golos de Gonçalo Inácio e Sarabia, em resposta ao de Everton.

Foi o quarto e último troféu da formação ‘leonina’, que ainda esteve na final de 2022/23, perdida para o FC Porto (0-2).

O sexto embate entre os ‘grandes’ na competição vai ser a terceira final entre os rivais lisboetas e a 17.ª decisão de um troféu entre ambos, depois de oito Taças de Portugal, quatro Supertaças Cândido Oliveira e dois Campeonatos de Portugal – o Benfica leva a melhor com 10 títulos, contra seis do Sporting.

Lage ‘apadrinha’ Borges depois da goleada na Supertaça

O treinador Rui Borges vai estrear-se em finais, na decisão da 18.ª edição da Taça da Liga, onde Bruno Lage reencontra o Sporting, que bateu folgadamente na Supertaça de 2019.

Aos 43 anos, e 16 dias depois de ter chegado ao comando técnico dos ‘verde e brancos’, Rui Borges vai disputar a sua primeira final como treinador, frente ao rival com que se estreou, com uma vitória caseira, por 1-0, a contar para a I Liga, e no terceiro clássico.

Geny Catamo marcou o golo da vitória ‘leonina’ no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em 29 de dezembro último, assegurando o primeiro triunfo do Sporting frente a Bruno Lage para o campeonato.

O técnico natural de Setúbal, de 48 anos, conta com seis jogos frente ao Sporting, detendo um registo bastante favorável, que começou com vitória por 4-2 na sua estreia em dérbis em terreno ‘verde e branco’.

Em 03 de fevereiro de 2019, Seferovic, aos 11 minutos, e João Félix, aos 36, deram vantagem às ‘águias’, com Bruno Fernandes a reduzir para o conjunto orientado por Marcel Keizer, aos 43, antes de Rúben Dias, aos 47, e Pizzi, aos 73, de grande penalidade, darem contornos de goleada, amenizada por Bas Dost, aos 89, de penálti.

Depois de deixar o Sporting praticamente afastado da luta pelo campeonato, à 20.ª jornada – ficou a 19 pontos do líder Benfica e a 15 do FC Porto –, três dias depois, o Benfica receberia e vencia o Sporting, por 2-1, com golos de Gabriel e um autogolo de Tiago Ilori, na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal.

Valeu ao Sporting o ‘tiro’ de livre de Bruno Fernandes no Estádio da Luz, aos 82 minutos do primeiro jogo, para assegurar, quase dois meses depois, em 03 de abril de 2019, a presença na final, mais uma vez com novo golaço do capitão ‘leonino’, desta feita de pé esquerdo, aos 75.

O Benfica, de Lage, sagrou-se campeão, e o Sporting ergueu a Taça, ao bater o FC Porto na ‘lotaria’ das grandes penalidades, para se reencontrarem na Supertaça Cândido Oliveira, no Algarve, onde os ‘encarnados’ foram imperiais.

Rafa Silva, Pizzi, por duas vezes, Grimaldo e Chiquinho marcaram os golos da expressiva goleada por 5-0, na única decisão a um jogo da carreira de Lage, em 04 de agosto de 2019, frente ao rival de sábado, então ainda treinado por Keizer.

Seguiu-se mais um dérbi com Lage no comando dos ‘encarnados’, em 17 de janeiro de 2020, e novo triunfo na casa do rival, com dois golos de Rafa Silva, que deixou o Sporting, então de Jorge Silas, depois de ter sido também temporariamente de Leonel Pontes, a 19 pontos da liderança, naquele que parecia o caminho inevitável para o bicampeonato, com o FC Porto a sete.

O sétimo encontro de Lage frente ao Sporting, no sábado, na final da 18.ª edição da Taça da Liga, em Leiria, vai ser o quarto de Borges perante o Benfica, a quem só ganhou pelos ‘leões’, depois de desaires como ‘timoneiro’ de Vitória de Guimarães (1-0, em 07 de dezembro de 2024) e Moreirense (3-0, em 14 de abril de 2024), contando ainda um ‘nulo’ (0-0, em 03 de dezembro de 2023).

O historial entre os dois treinadores está também totalmente empatado, com uma vitória caseira por 1-0 para cada.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados