Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Cultura

Uma viagem até ao Castelo de Leiria do séc. XX conduzida pel’O Nariz

Peça tem texto de Luís Mourão, encenação de Pedro Oliveira e percorre algumas zonas do Castelo de Leiria, como a Torre de Menagem, o palácio, as cisternas e as igrejas.

O ano de 1915 representa um marco importante na história do Castelo de Leiria. Foi o ano em que foi constituída a Liga dos Amigos do Castelo e começaram os trabalhos de reconstrução, que duraram todo o século XX.

Este período emblemático na história do monumento é agora recordado em oito visitas encenadas – “O que cá estava, o que cá está” – orientadas pelo grupo de teatro O Nariz.

A primeira visita encenada acontece já este sábado, dia 18, a partir das 15h30. Os visitantes são convidados a embarcar numa viagem pela campanha de restauração – sob a liderança da Liga dos Amigos do Castelo com a colaboração da Direção de Obras Públicas e Minas -, que recupera as dificuldades enfrentadas à época, os desafios e as tensões.

A visita é feita pelo arquiteto suíço Ernesto Korrodi e o presidente da Câmara Municipal à época, João António Correia Mateus, que irão percorrer algumas zonas do Castelo de Leiria, como a Torre de Menagem, o palácio, as cisternas e as igrejas. No entanto, alerta o grupo de teatro O Nariz, não será uma visita pacífica, dado que as obras são da responsabilidade da Direção de Obras Públicas e Minas, “cujos planos e caderno de encargos divergem da visão de Korrodi e Correia Mateus”.

A peça, com texto de Luís Mourão e encenação de Pedro Oliveira, é interpretada por Cristóvão Carvalheiro, Nuno Crespo e Pedro Miguel Oliveira.

A participação nas visitas encenadas faz-se através de inscrição prévia e com a aquisição do bilhete de entrada no Castelo de Leiria, sendo a lotação limitada.

Inscrições: castelo@cm-leiria.pt até às 12h00 do dia anterior ao da visita encenada.

Além da peça no dia 18, estão previstas apresentações a 22 de fevereiro, 5 de abril, 10 de maio, 28 de junho, 9 e 30 de agosto e 18 de outubro.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados