Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Saúde

Urgência de Ginecologia e Obstetrícia de Leiria encerrada até segunda-feira

No hospital de Caldas da Rainha, a urgência Ginecológica e Obstétrica fecha no domingo, de acordo com o mapa de escalas do SNS.

Nos dias em que o serviço não encerra, mantém-se como "urgência referenciada" Foto: Joaquim Dâmaso

O Serviço de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia (SUGO) e o bloco de partos do Hospital de Santo André, em Leiria, encerraram de novo portas ao exterior às 9 horas desta sexta-feira, dia 3 de janeiro.

A urgência desta especialidade volta a reabrir às 9 horas de segunda-feira, dia 6, passando o acesso a estar limitado às urgências internas e aos casos referenciados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes/INEM e pela linha SNS 24.

Segundo o mapa de Escalas de Urgências, disponível no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o SUGO do hospital de Leiria – que integra a Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULS RL) – manter-se-á como “urgência referenciada” (por referenciação pelo CODU/INEM e pela linha SNS 24) pelo menos até quinta-feira, dia 8.

De acordo com o mesmo mapa, o SUGO do hospital de Caldas da Rainha, abrangido pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, encontra-se também sinalizado como “urgência referenciada” até às 9 horas de domingo, dia 5, fechando a partir dessa hora até à meia-noite desse mesmo dia.

Já no Hospital São Pedro Gonçalves Telmo, em Peniche, a Urgência Geral encerrou esta manhã, às 7 horas, devendo reabrir este sábado, às 8 horas. Está previsto novo encerramento entre as 7 horas de segunda-feira e as 8 horas de terça-feira, e entre as 7 e as 20 horas de quarta-feira, dia 8.

Desde 16 de dezembro que as grávidas e outras utentes têm de ligar para a linha SNS Grávida antes de recorrerem às Urgências de Obstetrícia e Ginecologia dos hospitais que aderiram ao projeto que arrancou em fase piloto em 11 Unidades Locais de Saúde (ULS).

Com esta medida, o acesso aos Serviços de Urgência dos hospitais de Leiria e de Caldas da Rainha passou a estar condicionado a um contacto prévio com a Linha SNS 24 (808 24 24 24), salvo situações que possam representar risco de vida.

A Direção Executiva do SNS mantém o apelo aos utentes para ligarem para a linha SNS 24 antes de se dirigirem à urgência.

novo modelo funciona à semelhança do projeto “Ligue antes, salve vidas”, que determina que a referenciação para o hospital decorra de uma pré-triagem através da linha SNS 24/Grávida, do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (112), dos cuidados de saúde primários, de outra instituição de saúde pública, privada ou social, com informação clínica assinada por médico ou enfermeiro especialista em saúde materna e infantil ou da urgência geral da mesma instituição de saúde.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados