O Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia (SUGO) do hospital de Leiria está encerrada desde as 9 horas desta sexta-feira e volta a reabrir portas ao exterior às 9 horas de segunda-feira, dia 20.
A informação consta do mapa interativo disponível no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que indica quais os serviços de urgência fechados e abertos a nível nacional.
O encerramento do SUGO do hospital de Santo André, que integra a Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) tem ocorrido todas as semanas. Quando está aberto, o acesso está condicionado a contacto prévio com a Linha SNS 24/Grávida, excetuando nas situações que possam configurar risco de vida.
De acordo com as Escalas de Urgência do SNS consultadas pelo REGIÃO DE LEIRIA, a urgência de Ginecologia e Obstetrícia e o bloco de partos do Hospital de Caldas da Rainha, que integra a ULS do Oeste, estão fechados esta sexta-feira, dia 17, até às 21 horas.
Quanto ao Serviço de Urgência Básica (SUB) de Peniche, os “erros” relativos à indicação do funcionamento da urgência geral e da urgência pediátrica, que não existe, voltam a repetir-se esta semana, depois de o SNS ter corrigido a informação na passada semana, assumindo apenas a indicação de “Urgência Básica”.
Em nota de rodapé, o mapa esclarece que os SUB realizam “atendimento geral, o que inclui atendimento de crianças, assegurado por médico/a especialista em Medicina Geral e Familiar”.
