No dia 18 de janeiro de 2025, os três alunos do 11.º Ano de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Pinhal do Rei, na Marinha Grande, Inês Ventura, Leonardo Sousa e Maria Domingues, acompanhados pela professora Lina Almeida, tiveram a oportunidade de participar nas provas de seleção (Química, Física e Biologia) para as Olimpíadas Europeias das Ciências Experimentais (EOES), na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.
Estes alunos ficaram selecionados aquando da sua participação nas semi-finais das Olimpíadas de Química Junior em 2023, que decorreram na Universidade do Minho e onde obtiveram o segundo lugar, trazendo orgulhosamente a prata para a sua escola na cidade vidreira.
Pelos resultados individuais obtidos nesta participação a nível nacional, no passado dia 18 de janeiro, o aluno Leonardo Sousa acabaria por ser apurado para representar Portugal na EOES 2025, juntamente com mais cinco alunos de outros estabelecimentos de ensino, dos quais apenas dois do ensino público. A saber: Escola Secundária Pinhal do Rei, da Marinha Grande, e Escola Secundária João Gonçalves Zarco, de Matosinhos; além do Colégios D. Diogo de Sousa, de Braga, Colégio Moderno, de Lisboa, e Colégio Rainha Santa Isabel, de Coimbra. O Leonardo será um dos seis representantes de Portugal na EOES 2025, que irá decorrer de 26 de abril a 3 de maio, em Zagreb, na Croácia.
Lina Almeida, professora acompanhante