A parte mais positiva do Leiria Natal 2024 foi todo o conjunto de ornamentação, iluminação das ruas, praças e jardins e todas as afluías dos vários divertimentos das crianças, dos jovens e menos jovens que o tornaram bastante agradável socialmente, o que é de louvar.
Mas tudo isto não é suficiente para que tudo seja de louvar e passo a enumerar:
- Por que razão a estátua do Papa Paulo VI tem vindo a ser escondida, dentro de um caixote, quando se realizam estes festejos?
- Terá sido por vergonha a cidade ter a figura do Papa João Paulo VI nesta cidade?
- Terá sido por falta de espaço? Estava a menos de um metro de largura do lado norte da tenda montada para o evento.
Pois, enganem-se os gestores desta situação porque eu sou testemunha de que muitas pessoas perguntaram onde estava a estátua. Comentámos, lastimando, por ter sido a estátua escondida dentro de um caixote. Esperamos que não volte a acontecer.
A estátua do Papa Paulo VI está lá, porque na passagem deste por esta cidade, no dia 13 de maio de 1967, o Papa Paulo VI deixou cá obras de caridade que alimentou e que ainda existem atualmente, algumas concretas: As instalações de escolas Paulo VI na calçada do Bravo, a casa dos sem abrigo, Lar de Santa Isabel que acolhe meninas entregues à instituição.
Nós também sabemos que as tendências camarárias têm dificuldade para alimentar o calibre destas festividades, não dando nesta época a devida atenção para as necessidades da população leiriense.
Luís Sobreira
Leiria