A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) já abriu a consulta pública para o processo de Avaliação de Impacte Ambiental do troço Soure – Carregado da Linha de Alta Velocidade entre Porto e Lisboa.
O período de consulta decorre até 21 de março, permitindo que cidadãos, entidades e especialistas analisem os impactos previstos e apresentem contributos através do portal Participa.
O troço Soure – Carregado tem uma extensão de 115 km e inclui uma nova estação em Leiria, a construir na Barosa. Esta fase será a última a ser construída na ligação ferroviária de alta velocidade entre Porto Campanhã e Lisboa-Oriente.
A linha será dedicada apenas ao transporte de passageiros, com via dupla eletrificada e uma velocidade máxima de projeto de 300 km/h, reduzindo o tempo de viagem entre as duas capitais do país.
O lançamento do concurso para a parceria público-privada responsável pelo projeto, construção, disponibilização e manutenção do “Lote C – Troço Soure / Carregado” está previsto para o início de 2026.
Os trabalhos de construção deverão arrancar em meados de 2027, com conclusão projetada para 2032.
O comboio de Alta Velocidade permitirá um significativo encurtamento do tempo de viagem entre Leiria e Lisboa (30 minutos) e Porto (45 minutos). O investimento é de 2,4 mil milhões de euros.