É uma viagem pensada por José Luís Peixoto aquela que se inicia esta quinta-feira, dia 13, levando a Óbidos até domingo, dia 16, nomes sonantes da literatura (de viagens e não só). Está de regresso Latitudes, festival dedicado à literatura e viajantes, feito de viagens escritas, faladas, ilustradas, por livrarias, terra, céu e mar.
“Toda a literatura é viagem”, defende José Luís Peixoto: “Ao longo de séculos, o ser humano tem avançado por geografias e ideias para se descobrir a si próprio. A edição de 2025 do Festival Latitudes pretende ser um contributo para esse caminho infinito”. Assim, por Óbidos, vila e município, “hão de passar palavras e propostas culturais a levar-nos para outras paisagens ou, tantas vezes, a refletir o que nos rodeia”, antecipa o curador.
O programa contempla o lançamento de livros, exposições, oficinas e experiências literárias para os mais novos, workshops, música e conversas. Entre os vários nomes confirmados, destaque para Dulce Maria Cardoso, Anabela Mota Ribeiro, José Riço Direitinho, Joana Bértholo, David Machado, Bruno Vieira Amaral ou Gonçalo M. Tavares.
Na música, o destaque é “Candlelight Especial Latitudes”, que decorre na Igreja da Misericórdia, no sábado, dia 15 (19h30, entrada gratuita). Outras atrações são as apresentação da Rota Literatura em Viagem e diversas exposições, entre as quais uma que homenageia o ator Ruy de Carvalho, nas Gaeiras.
O programa integral está disponível em https://obidosvilaliteraria.com/latitudes/.