A nova funcionalidade arranca em março. A partir do próximo mês, a Câmara de Leiria vai disponibilizar um serviço de interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) por videochamada.
A medida pretende garantir um atendimento mais acessível às pessoas surdas nos serviços municipais.
De acordo com o município, este sistema estará disponível em vários espaços, como o Balcão Único de Atendimento, o Gabinete de Atendimento Social, o Centro Local de Integração de Migrantes, o Balcão da Inclusão e a Loja do Cidadão.
Através da videochamada, a pessoa surda poderá comunicar diretamente com um funcionário municipal, sendo a interação mediada por um intérprete de LGP. “Ao receber a videochamada da pessoa surda, [o intérprete] fará a ligação simultânea com o funcionário municipal, garantindo um atendimento acessível e eficaz”, explica a autarquia.
Na nota divulgada esta semana, dia 13, a autarquia adianta que adquiriu uma plataforma de interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) por videochamada e que esta medida se enquadra no esforço de “promoção da inclusão e da igualdade de oportunidades para todas as pessoas”.
O novo serviço é apresentado como um passo nesse sentido, permitindo que as pessoas surdas possam tratar de questões administrativas sem constrangimentos.