Unir gerações e reforçar os valores do escutismo são os objetivos do encontro que decorre nos dias 22 e 23 de fevereiro, em Leiria, e que vai juntar na cidade dois mil escuteiros, acompanhados pelas famílias e dirigentes.
Motivos para celebrar não faltam, uma vez que é no sábado, primeiro dia do evento, que se assinala o Dia de Baden-Powell, o fundador do escutismo, e, além disso, este ano a Junta Regional de Leiria-Fátima assinala 100 anos desde a sua fundação.
Pedro Nogueira, chefe regional, explica que foi em Leiria que foram dados os primeiros passos para o surgimento do escutismo na região, tendo a atividade arrancado oficialmente a 20 de março de 1925.
“Estes 100 anos são um testemunho do impacto que o escutismo tem tido nas comunidades, ajudando jovens a tornarem-se cidadãos ativos, conscientes e responsáveis”, afirma, citado em comunicado.
Um dos momentos altos do encontro, coorganizado com a Câmara de Leiria, será a inauguração, no sábado (15 horas), de um marco dedicado a esta atividade na rotunda da Cruz da Areia. A homenagem celebra a “ligação entre o passado, o presente e o futuro do escutismo”.
Apesar dos 100 anos de existência, a Junta Regional de Leiria-Fátima garante que este continua a ser um movimento atual por se reger pela premissa “‘aprender fazendo’, uma abordagem prática que promove a autonomia e o crescimento pessoal”.
Ao longo do fim de semana vão decorrer diversas atividades em espaços emblemáticos da cidade como o Castelo de Leiria, a praça Rodrigues Lobo, o jardim Luís de Camões, o Largo do Papa – onde estará instalada uma tenda – e museus (são exemplo o Moinho do Papel, o Museu de Leiria ou o m|i|mo). O evento é aberto ao público em geral.
Programa
Sábado, 22 de fevereiro
9 horas Concentração nos locais de dormida
10 horas Abertura das comemorações no Largo do Papa
11 horas Realização de jogos pela cidade
21h30 Fogo de Conselho no Largo do Papa
Domingo, 23 de fevereiro
8 horas Alvorada
9 horas Realização de jogos pela cidade
10 horas Fóruns e jogos para as famílias
12h30 Almoço
15 horas Missa presidida pelo bispo José Ornelas, no Largo do Papa