É um sábado diferente e recheado aquele que espera os visitantes do Mosteiro da Batalha neste 8 de fevereiro. Depois do arranque dos Dias de Música Medieval da Batalha no sábado passado, com concerto, neste a programação prossegue com três atividades.
Logo pela manhã (9h30), tem início a oficina de violaria medieval, em que os participantes vão construir uma réplica do saltério que está no portal principal do monumento (inscrição através de contact@cordasonora.com).
À tarde (15h), acontece um workshop que vai ensinar a ler manuscritos musicais medievais. E depois (16h30), acontece a primeira sessão de ensaio do coro comunitário, aberto a qualquer pessoa que queira aprender a cantar música medieval ibérica. A entrada é livre. Os Dias da Música Medieval da Batalha decorrem até 15 de março com várias atividades.
Ainda este sábado, o dia contempla ainda uma proposta à noite: “Visita noturna ao Mosteiro – O crepúsculo da comunidade conventual”.
Trata-se de uma iniciativa de mediação cultural com um tema: as últimas décadas de vivências da comunidade de frades dominicanos que habitaram o Mosteiro da Batalha, bem como sobre alguns dos ilustres viajantes que aí ficaram hospedados.
A participação é livre, a partir das 21 horas, com inscrição através do e-mail se.mbatalha@museusemonumentos.pt.