Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

Movimento Porta a Porta de Leiria sai à rua com caravana pela habitação pública

Iniciativa acontece este domingo, dia 9, e pretende alertar para o número de imóveis devolutos existentes na cidade.

Em 2023, o núcleo de Leiria do Porta a Porta já tinha realizado várias manifestações a reclamar maior oferta de habitação Fotos: Porta a Porta (Arquivo)

O movimento Porta a Porta de Leiria volta a sair à rua este domingo, dia 9, para chamar à atenção para a crise de habitação. Desta vez, o movimento vai organizar uma caravana pela habitação pública, percorrendo zonas da cidade onde existem imóveis devolutos de propriedade estatal “que podiam e deviam estar a servir para oferta de habitação pública”.

“Vasto é o património público espalhado pelo nosso país e votado ao abandono. Muito deste património continua sem estar cadastrado e registado de forma global pelo governo como disponível para construção de habitação pública”, defende o Porta a Porta, que tem percorrido várias cidades do país, desde 25 de janeiro, com a campanha “Mais casas públicas, menos crise na habitação”, que chega agora a Leiria.

Numa nota de imprensa enviada às redações, o movimento explica que os objetivos da campanha passam por alertar para o estado de abandono de vários edifícios públicos, “demonstrar que há património público subaproveitado” e apelar “para que se amplie o número de casas públicas no país”.

“É tempo de apontar às reais soluções, apontar à função social da habitação e travar a especulação – as casas fazem falta a quem vive e trabalha no nosso país!”, lê-se na mesma nota.

Em Leiria, a caravana parte do Terreiro, em frente à Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, por volta das 15 horas, passando depois por quatro pontos da cidade. A concentração termina às 17 horas junto à “casa dos juízes”, na avenida Marquês de Pombal.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.