Dos impressionantes órgãos aos concertos didáticos no norte do distrito de Leiria, há muitas “Viagens” previstas no 43º festival Música em Leiria, que compreende uma programação central de 16 espetáculos, entre 6 de março e 23 de abril, em Leiria, Pombal, Batalha e Porto de Mós.
Pelo terceiro ano, o festival é lançado ao som de órgão, no III Ciclo de Leiria, que arranca no dia 22 de fevereiro, na Marinha Grande.
A 6 de março, o festival do Orfeão de Leiria arranca oficialmente com dança do Quorum Dance Company, iniciando uma programação que mantém a ambição de “chegar a novos públicos”, com a tradição e também inovação, explicou na apresentação o diretor artístico, António Vassalo Lourenço.
Da música clássica ao jazz, passando pela música antiga e pela fusão, o Música em Leiria tem como tema “Viagens”, numa edição que quer “olhar para o passado, para a criação que se faz no presente e também para o meio profissional e a sua ligação ao meio académico”.
O tema escolhido leva o festival “para muitos sítios, não só no espaço como no tempo – não é só a geografia, podem ser também viagens no tempo”, antecipou Vassalo Lourenço.
O programa inclui concertos em Leiria do Quarteto Chiado, Nova Era Vocal Ensemble com Orquestra 1755 & Afonso Ruivo Cardoso, Quarteto Contratempus & Banda Sinfónica Portuguesa, ars ad hoc, da cravista Mafalda Nejmeddine, Filipe Raposo & Maria Rita, Rui Lúcio & Big Band do Orfeão de Leiria, Noa Noa, Coro do Orfeão de Leiria & Tango4Women, Orquestra de Sopros do Orfeão de Leiria, beOMNI Expression e, a fechar, Gileno Santana e Orquestra das Beiras.
A Porto de Mós vai o Coro do Orfeão de Leiria & Tango4Women, enquanto o duo Unir.o.Mare se apresenta em Pombal. A Igreja do Mosteiro da Batalha recebe “Requiem”, de Mozart, pelo Coro e Orquestra DeCA, da Universidade de Aveiro. Extra-festival, o quarteto de guitarras Canticum vai à Marinha Grande e em local e data a anunciar, também a harpista Beatriz Cortesão tocará no festival Música em Leiria.
No verão, o Música em Leiria leva o concerto didático “Miga, a formiga” aos concelhos do norte do distrito.
Programa integral disponível em https://www.orfeaodeleiria.com/musicaemleiria.