Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais


Sociedade Exclusivo

O mundo das crianças é um quadro com todas as cores, formatos e feitios

O REGIÃO DE LEIRIA esteve à conversa com uma turma onde há alunos com diversas nacionalidades. Aqui, as diferenças dissipam-se com empatia.

A turma 33 da Escola Básica José Mattoso, em Leiria, integra alunos oriundos de seis países: Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe, Canadá, Ucrânia e Irão. Dentro da sala de aula, as diferenças na turma do 4.º ano transformam-se em momentos de aprendizagem e solidariedade, com os alunos a apoiarem-se uns aos outros na realização de trabalhos Foto: Joaquim Dâmaso

“Olhando uns para os outros, como é que vocês percebem que são diferentes?”. Do outro lado há um silêncio ensurdecedor. Entre os 21 alunos que compõem uma turma do 4.º ano da Escola Básica José Mattoso, em Leiria, há seis nacionalidades – portuguesa (duas crianças), brasileira (14), são-tomense (duas), canadiana (uma), ucraniana (uma) e iraniana (uma). No entanto, as diferenças não estão à vista destes alunos para quem este não é um ‘novo normal’, ao contrário do que possam pensar os adultos. É, pura e simplesmente, mais um dia de escola.

Artigo exclusivo para os nossos assinantes

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é assinante, entre com a sua conta. Entrar

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados