Em cima da mesa há vários anos, o projeto de requalificação do Parque Verde e de Lazer do Vale da Sobreira foi apresentado publicamente no último sábado, na Mata Mourisca.
A grande afluência ao local, sobretudo no verão, e a necessidade de criar um espaço “modernizado” e “turisticamente mais atrativo” estão na base do investimento, que prevê a renovação e criação de estruturas, ampliando o parque em mais 3.850 m².
A intervenção, que será faseada, contempla a criação de uma nova piscina, balneários, um recinto polidesportivo e um parque infantil.
Posteriormente, explica a autarquia, será requalificado o parque de merendas, que dispõe de várias mesas de madeira indicadas para grupos maiores e assadores; será criada uma zona para jogos e prática de exercício físico. As instalações sanitárias e o bar, já existentes, irão ser melhorados.
O projeto prevê ainda a construção de um açude e três pontes pedonais, bem como a colocação de novo mobiliário e iluminação pública.
“A reabilitação e ampliação do espaço parte da necessidade de renovar as estruturas existentes, de o adequar e preparar para a época estival onde há uma maior afluência de visitantes que torna insuficientes algumas das unidades que compõem o espaço, nomeadamente a zona da piscina e a área envolvente”, salienta a autarquia.
Para o presidente da União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca, trata-se de um projeto ambicioso, que contribui para levar o nome da freguesia e do concelho mais longe, “porque é uma solução inovadora, diferenciadora e que, de certa forma, vai deixar todos orgulhosos.”
A verba cabimentada para estas obras é de 1.664.000 euros. O concurso público deverá ser lançado em breve, de acordo com a autarquia.