Estacionar nos parques de estacionamento da Fonte Quente e do Mercado de Santana, em Leiria, vai ficar mais barato. Na realidade, vai ser de borla nas próximas semanas, mas apenas para moradores.
A decisão foi tomada, por unanimidade, na terça-feira, em reunião de executivo, e está relacionada com as obras ruas de São Miguel e Emídio Agostinho Marques e na ruas da Restauração e Dr. António Costa Santos, dadas “as limitações enfrentadas pelos moradores destas áreas para usufruírem dos lugares de estacionamento nos seus prédios”.
Assim, de 14 de fevereiro a 14 de julho os moradores das ruas afectadas pelas obras poderam utilizar o parque da Fonte Quente (246 lugares) e ficam isentos do pagamento das taxas de utilização.
O mesmo acontece no parque do Mercado de Santana (59 lugares) de 14 de fevereiro a 31 de maio.
Os restantes utilizadores continuam a estar sujeitos ao pagamento de taxas de estacionamento.
Recorde-se que a intervenção na rua de São Miguel e Emídio Agostinho Marques (que dão acesso ao cemitério de Leiria) vão entrar em obras de forma faseada, com vista à requalificação das redes de drenagem de águas pluviais e doméstica.
A intervenção, adjudicada por cerca de 512 mil euros, deverá durar seis meses, sendo objetivo aumentar a capacidade de escoamento das águas da chuva até ao rio Lis, evitando inundações na zona de confluência das ruas Comissão da Iniciativa e Adelino Amaro da Costa, junto à Fonte Quente.
Os trabalhos irão começar na rua de S. Miguel, estando previsto o corte da via ao trânsito no troço entre as ruas Emídio Agostinho Marques e Comissão da Iniciativa.
Quanto à intervenção nas ruas da Restauração e Dr. António Costa Santos, a obra vai avançar para a fase 2 da requalificação da rede de drenagem pluvial.
(atualização às 11h40 do dia 7 de fevereiro de 2025, depois do Município de Leiria ter enviado um esclarecimento aos órgãos de comunicação a indicar que a isenção “aplica-se somente aos ‘residentes diretamente afetados'”)