Nove espetáculos e 25 apresentações integram o programa do Festival de Teatro de Pombal, que este ano se estende pela primeira vez a todas as 13 freguesias daquele concelho, de 7 a 27 de março.
“Pela primeira vez, em 50 anos de democracia, vamos ter um festival de teatro que vai a todas as freguesias do nosso concelho. É notável, diferenciador e inovador”, realçou o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, na apresentação da programação.
O festival é uma coorganização do município de Pombal e do Teatro Amador de Pombal (TAP) e, segundo o autarca, “demonstra bem a preocupação de criar condições para que a cultura vá ter com as pessoas”.
Para Pedro Pimpão, é importante ter uma dinâmica de programação que “não esteja só numa posição passiva, mas que seja proativa para levar a cultura aos territórios”.
“Temos 600 km quadrados de área e temos de ter a preocupação de levar o teatro a todas as freguesias”, frisou o presidente da autarquia.
Também para Humberto Pinto, ator e responsável do TAP, o gesto de chegar a todas as freguesias de Pombal é significativo.
“Levar o teatro às freguesias dá-nos muito prazer, porque o público tem aderido bastante”, disse, referindo-se a edições anteriores do festival.
O Festival de Teatro de Pombal, que contempla 11 espetáculos em escolas, começa no dia 7 de março, com “J elevado a 2”, do TAP, no Auditório Municipal de Pombal. Nesse dia, a Historioscópio leva “O caminho do burro” à freguesia das Meirinhas.
“A grande fantochada”, de Hugo van der Ding, sobe ao palco do Teatro-Cine de Pombal a 08 de março, dia em que “O caminho do burro” chega a Albergaria dos Doze e à Mata Mourisca. A Historioscópio leva o mesmo espetáculo à Guia no dia 09 de março.
O TAP apresenta “J elevado a 2” na freguesia da Ilha, no dia 14 de março, enquanto Zé Mágico revela “Projeto Meta Magic” no Teatro-Cine, no dia 15.
António Jorge Gonçalves desenha ao vivo a história “O convidador de pirilampo”, em sessão dupla no Teatro-Cine, no dia 19 de março.
O Peripécia Teatro repõe a histórica peça “Ibéria” em Pombal a 22 de março, enquanto Adrián Conde leva “Le Petite Caravane” à Redinha nesse dia, seguindo com o mesmo espetáculo sobre rodas até Almagreira no dia 23, Abiúl no dia 24, Pelariga no dia 25, Vila Cã no dia 26, e Carnide no dia 27.
Ainda a 23 de março, o festival convida a Partículas Elementares a mostrar a premiada produção “Ninho” em Pombal, enquanto o TAP leva a peça “Luz” a Vermoil.
A Partículas Elementares também leva até às freguesias de Pombal “Eu quero a Lua!”, no dia 24 em Santiago de Litém, no dia 25 a Vieirinhos, no dia 26 ao Carriço e Moita do Boi, e no dia 27 ao Louriçal.