Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Saúde

Projeto em estudo em Leiria para melhorar resposta hospitalar a lares

Reunião, no início da semana, juntou mais de 150 profissionais de lares de idosos, entre enfermeiros e técnicos de serviço social, dirigentes da Segurança Social e da ULSRL.

“Hospital no domicílio sénior” é o nome provisório de um projeto em estudo entre a Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL), o Centro Distrital da Segurança Social e as direções de lares dos sectores social e privado com o objetivo de agilizar a relação entre o Serviço de Urgência Geral do hospital de Leiria e os lares de idosos da região no âmbito da prestação de cuidados de saúde.

O primeiro passo foi dado na segunda-feira, com a decisão de criar um grupo de trabalho que irá identificar problemas e procurar soluções no sentido de desenvolver e estudar a implementação do projeto, assumido como inovador, para garantir respostas práticas junto da população sénior institucionalizada.

Este grupo resultou de uma reunião que juntou mais de 150 profissionais de lares de idosos, entre enfermeiros e técnicos de serviço social, dirigentes da Segurança Social e da ULSRL, responsáveis da Unidade de Saúde Pública e representantes dos bombeiros, refere a administração da ULSRL em comunicado.

Segundo explica, este encontro, realizado no auditório do Hospital de Santo André, visou “ouvir e receber os contributos de todos, com vista a assegurar respostas fluídas, práticas e ágeis na relação entre a urgência do hospital e os lares de idosos”.

Participaram “profissionais de instituições sociais e do regime lucrativo dos concelhos de Leiria, Marinha Grande, Pombal, Porto de Mós, Batalha, Nazaré, Alcobaça e Ourém, em diálogo com a direção clínica do Hospital de Santo André e cujos contributos vão ser agora aperfeiçoados” pelo grupo de trabalho a criar, acrescenta na mesma nota.

Entretanto, as unidades de internamento de curta duração (UICD) dos hospitais de Pombal e de Alcobaça reabriram no início do mês, com um total de 17 camas (seis em Pombal e 11 em Alcobaça). Segundo a USRL, a medida visa reforçar a prestação de cuidados de saúde à população.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados