O diretor geral para a Europa, Médio Oriente e África da Liga Mundial de Surf (WSL), Francisco Spínola, destacou a grande quantidade de fãs que assistiu esta terça-feira, ao vivo, à prova de ondas gigantes na Nazaré.
“Para mim, que estou envolvido desde o início na organização deste evento, é uma coisa impressionante. O número de 50 mil pessoas foi lançado pela Proteção Civil e estamos a falar de um dia de semana, uma terça-feira, em fevereiro, portanto, é inacreditável a quantidade de gente que vem a este evento”, disse à agência Lusa o responsável.
A equipa do português Nicolau von Rupp e do francês Clement Roseyro conquistou o Nazaré Big Wave Challenge, somando um total de 37,87 pontos no final das duas sessões da competição, com Roseyro a contribuir com 21,83 pontos, que lhe valeram a conquista do título a nível individual, e Nicolau von Rupp a fazer 16,04 pontos, o quinto melhor desempenho do dia.
“Ter um português, o ‘Nic’ Von Rupp, que nós conhecemos desde miúdo, na equipa vencedora, é a realização de um sonho para a organização e, no fundo, é um prémio para todos nós. Não só para a organização, mas para o público, para as entidades públicas que acreditaram deste projeto, e para todas as empresas portuguesas que têm investido no surf. Acho que foi um prémio para todos”, sublinhou Francisco Spínola.
‘Nic’ conseguiu repetir a proeza alcançada no ‘canhão’ da Nazaré em 2022, quando também festejou o primeiro lugar do pódio, na altura acompanhado pelo brasileiro Lucas Chianca.
E foi o seu antigo companheiro, que este ano competiu ao lado do compatriota Pedro ‘Scooby’ Vianna, quem alcançou o segundo posto, depois de terem sido os primeiros classificados em 2024.
A dupla ‘canarinha’ encerrou a prova com 35,20 pontos, com Lucas ‘Chumbo’ a marcar 18,67 (segundo lugar individual) e ‘Scooby’ 16,53 (quarto posto individual).
A fechar o pódio ficou a equipa britânica, com 31,72 pontos, constituída por Andrew Cotton (15,09) e Ben Larg (16,63), com o último a ficar com o ‘bronze’ a nível individual.
Na competição individual feminina, ganhou a francesa Justine Dupont (19,06 pontos), que fazia equipa com o também gaulês Éric Rebière, seguida pela brasileira Michelle Des Bouillons (13,03), parceira do ‘canarinho’ Ian Consenza, e pela britânica Laura Crane (4,71), que estava acompanhada pelo português Tony Laureano.
O Nazaré Big Wave Challenge decorreu na Praia do Norte e contou com 18 dos melhores ‘big riders’ (surfistas de ondas gigantes) do mundo, incluindo surfistas de renome internacional e locais da Nazaré, divididos em nove equipas.
Cada membro das equipas alternou entre surfar as ondas e dirigir o jet ski. As equipas foram divididas em três grupos, sendo que cada grupo participou em duas baterias de 45 minutos.
Em disputa estavam três prémios: Melhor Performance Masculina, Melhor Performance Feminina e Melhor Performance por Equipas.