O empate da União de Leiria frente ao FC Porto B (0-0), no domingo, fez os ânimos exaltarem-se já fora do Estádio Dr. Magalhães Pessoa. Segundo a PSP de Leiria, “um grupo de cerca de 15 adeptos da União de Leiria atacou a viatura de transporte da equipa de arbitragem”.
Quando o árbitro principal e restantes colegas estavam de saída do estádio, acompanhados por um motociclista da PSP, adeptos “vestidos de preto e encapuzados, acercaram-se repentinamente da viatura, pontapeando-a e insultando o árbitro”.
“Esta ação durou apenas uns segundos, uma vez que a viatura, apesar da sua circulação ter sido condicionada, rapidamente retomou o seu andamento normal”, informa a autoridade policial.
A equipa de arbitragem seguiu para a esquadra da PSP de Leiria para dar conta da ocorrência e ver os danos provocados na viatura, nomeadamente “pequenas amolgadelas na carroçaria”.
Ainda no estádio, os agentes que acompanhavam o jogo iniciaram uma perseguição apeada aos adeptos e conseguiram identificar dois: “Conduzidos à esquadra para efeitos de identificação e revista, foi possível apurar que estes adeptos pertencem ao Grupo Organizado de Adeptos, não registado na Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto, denominado Armata Ultra, afeto à UD Leiria”, acrescenta a mesma fonte.
Um dos cidadãos estava já referenciado pela prática de comportamentos associados à violência no desporto e tinha, na sua posse, dois artefactos pirotécnicos.
Com o avançar da investigação, a PSP de Leiria identificou ainda mais dois cidadãos “presumíveis autores deste ataque”.