O independente Serafim António Silva vai encabeçar a lista do PSD à Câmara da Nazaré nas próximas eleições autárquicas, confirmou à agência Lusa o candidato já aprovado pela distrital do partido.
A “preocupação com o futuro da Nazaré para os próximos 10 a 20 anos” foi o que levou Serafim António Silva “a avançar para esta candidatura apoiada pelo PSD, depois de o partido ter dado a garantia de que podia integrar na lista outros independentes”, sem ter que se cingir “a pessoas do partido”, disse o candidato à Câmara da Nazaré, aprovado pela distrital de Leiria do PSD.
As preocupações de Serafim António Silva prendem-se com “a mudança de paradigma da vila que mudou completamente nos últimos dez anos, na medida em que passou de um turismo sazonal para um turismo de todo o ano, mas não foi preparada, em termos de infraestruturas, para esse afluxo de turistas”.
O candidato reconhece ter sido “feito um trabalho muito bom por parte dos últimos executivos camarários em termos da promoção da vila”, mas critica a falta de investimento em “infraestruturas como estacionamento, serviços de limpeza ou em condições para as pessoas, por exemplo, na altura das ondas gigantes, poderem vir visitar a Nazaré”.
O aumento do turismo na vila do distrito de Leiria “fez também com que os habitantes locais perdessem um pouco da sua qualidade de vida”, afirmou, sublinhando que se for eleito apostará na melhoria da rede de águas e esgotos, “atualmente com gravíssimos problemas “.
Entre as áreas problemáticas em que pretende intervir conta-se a habitação, já que “nos últimos anos, a Nazaré atingiu um nível de preços no imobiliário que deixou de fora completamente os naturais da vila”.
“Tem que ser criado o mais rapidamente possível um plano para a criação da habitação a preços para fixar as pessoas da Nazaré”, defendeu, sustentando que “não fixando as pessoas da Nazaré à Nazaré, aumenta o problema que já existe em termos da própria mão-de-obra para o turismo”.
Novas políticas culturais e o desenvolvimento da economia ligada ao mar são outras das propostas do candidato que defende a criação de um centro de incubação de empresas que atraia novas empresas e desenvolva todo o tipo de produtos relacionados com mar.
Serafim António Silva tem 48 anos e é empresário no ramo das caixilharias em madeira.
Não tem filiação, nem experiência política anterior.
A Câmara da Nazaré é liderada pelo PS que, nas últimas eleições autárquicas, obteve 44,9% dos votos e elegeu o presidente e três vereadores. O PSD, com 28,5% dos votos, elegeu dois vereadores, enquanto a CDU, com 14,2% da votação, elegeu um vereador.
As restantes forças politicas a sufrágio – BE e CDS-PP – não elegeram qualquer representante para o executivo camarário.
As eleições autárquicas deverão ocorrer entre setembro e outubro.