Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais


Sociedade

Sismo no Seixal também foi sentido no distrito

Sismo de magnitude 4,7 na escala de Richter foi registado hoje, pelas 13h24, com epicentro a cerca de 14 quilómetros a sudoeste do Seixal

O sismo registado esta tarde, com epicentro no Seixal, distrito de Setúbal, também foi sentido no distrito de Leiria.

O abalo foi sentido com intensidade máxima em Sintra (Lisboa) e Almada (Setúbal) e com menor intensidade nalguns concelhos da região Centro ao Algarve, revelou o IPMA.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o sismo de magnitude 4,7 na escala de Richter registado hoje pelas 13h24, com epicentro a cerca de 14 quilómetros a sudoeste do Seixal, “até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima V (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Sintra (Lisboa) e Almada (Setúbal)”.

O instituto adianta que o sismo foi sentido com menos intensidade noutros pontos do país, incluindo Alcobaça. Aponta o IPMA que o abalo “foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Odemira (Beja), Coimbra (Coimbra), Albufeira, Portimão (Faro), Alcobaça, Leiria (Leiria), Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Oeiras, Vila Franca de Xira, Amadora, Odivelas (Lisboa), Abrantes (Santarém), Barreiro, Moita, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal e Sines (Setúbal)”.

Apesar deste sismo ter sido sentido nalguns concelhos da região Centro ao Algarve, “até ao momento, a intensidade máxima observada foi de V (escala de Mercalli modificada)”, expôs o IPMA, referindo que, se a situação o justificar, serão emitidos novos comunicados.

A intensidade V na escala de Mercalli modificada significa que o sismo foi “percetível no exterior” e pode ainda ter como efeito a queda de pequenos objetos e pessoas a acordar, se estiverem a dormir.

A escala de Mercalli modificada varia de 1 a 12 pontos e é uma escala qualitativa usada para determinar a intensidade de um sismo a partir dos seus efeitos sobre as pessoas e sobre as estruturas construídas e naturais.

Inicialmente, o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico indicou que o abalo tinha tido uma magnitude de 5,0 na escala da Richter.

Num comunicado enviado pelas 13h47, o IPMA informou que hoje pelas 13h24 “foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente um sismo de magnitude 4,7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 14 km a oeste-sudoeste de Seixal”.

Numa mensagem de aviso à população, enviada pelas 13h55, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) comunicou que o “IPMA confirma um sismo às 13h24 com epicentro no mar, próximo da Fonte da Telha [na Península de Setúbal], magnitude estimada de 4,7” na escala da Richter.

“Sem registo de danos até ao momento. Mantenha a calma e esteja atento a eventuais réplicas. Se se justificar emitiremos novas informações”, indicou a ANEPC.

Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados