União de Leiria e Académico de Viseu apresentaram-se, esta segunda-feira, no estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, para o último jogo da 22ª jornada da II Liga, separadas por um ponto e, no final, assim continuaram, com um empate a uma bola (1-1).
A primeira parte teve pouco para contar – até aos 30 minutos a União de Leiria não tinha rematado à baliza – e os dois lances de maior relevo foram ambos negativos para a formação da casa. Primeiro, aos 12 minutos, Dos Anjos aproveitou o cruzamento e marcou, mas o golo foi, de imediato, invalidado por fora de jogo.
O marcador acabaria por ser inaugurado, mas na baliza contrária, aos 34 minutos. Marinelli passou a Paulinho que tentou surpreender Pawel Kieszek. Contudo, o guarda-redes leiriense fez a mancha num primeiro momento. A bola sobrou para Koné que não perdoou. O defesa Tiago Ferreira ainda se esticou para travar a bola, mas o esférico já tinha passado a linha de golo, decisão confirmada pelo VAR.
A União de Leiria continuou, no segundo tempo, com um domínio de bola superior (64% contra 36%) e a lutar contra a muralha defensiva imposta pelo Académico de Viseu, mas com pouca eficácia.
Numa fase em que o jogo estava um pouco adormecido, os 2.207 adeptos presentes nas bancadas assistiram ao remate em arco de Muñoz, a sair por cima da barra, e logo depois, aos 80 minutos, aplaudiram o golo de Ryan, de fora de área, sem hipótese de defesa para Brígido.
Com o segundo empate consecutivo em casa e para o campeonato, a União de Leiria segura a 10ª posição na tabela classificativa da II Liga, com 30 pontos.
No próximo domingo, dia 22, a União de Leiria viaja até à Madeira para defrontar o Marítimo, 14º classificado.