A Câmara de Alcobaça prevê iniciar no verão a segunda fase da Área de Localização Empresarial da Benedita (ALEB), investimento estimado de cinco milhões de euros, revelou o presidente da autarquia na inauguração da nova zona industrial do concelho.
“O compromisso da Câmara é que, com 75% dos lotes vendidos, arrancamos de imediato para a segunda fase da ALEB, ou seja, para a criação de mais quase 50 lotes”, disse à agência Lusa Hermínio Rodrigues (PSD).
À margem da cerimónia de inauguração ALEB, o maior investimento de sempre do concelho de Alcobaça, o presidente adiantou que a expansão desta zona industrial poderá acontecer “em julho ou agosto” e representar um investimento na ordem “dos cinco milhões de euros”.
A Área de Localização Empresarial da Benedita (ALEB), foi ontem inaugurada pelo ministro da Economia, Pedro Reis, numa cerimónia que representou “o culminar de uma história com mais de 20 anos”, desde a aquisição do terreno, no mandato de Gonçalves Sapinho (que morreu em 2011), o lançamento do projeto no mandato do anterior presidente, Paulo Inácio (PSD) e, finalmente, a concretização da obra agora concluída.
O autarca atualizou os custos do investimento, inicialmente orçado em 7,5 milhões de euros para “9,5 milhões de euros, com trabalhos a mais, infraestruturas elétricas e reforço da rede de água”, atualmente em execução.
A nova zona industrial da Benedita ocupa uma área de 53,7 hectares de terreno com 73 lotes destinados à instalação de indústria, empresas de logística, armazéns, comércio e serviços.
Em fevereiro, a Câmara realizou a primeira hasta pública em que foram alienados 18 lotes.
A segunda hasta pública irá decorrer em 15 de maio, com mais 22 lotes a concurso.
Além da ALEB, a câmara de Alcobaça inaugurou ontem o Pavilhão Multiúsos da cidade, um investimento de 4,7 milhões de euros, comparticipados em 85% ao abrigo do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).
O novo equipamento, denominado “Panorama”, resulta da requalificação do anterior pavilhão de feiras e exposições, o MercoAlcobaça, num pavilhão multiúsos com capacidade para receber feiras, congressos, concertos e eventos desportivos.
Localizado na entrada norte da cidade, o “Panorama” ocupa uma área de cerca de três hectares, com 5.000 metros quadrados de área coberta, que inclui uma sala principal com 2.000 metros quadrados e uma secundária com 700 metros quadrados.
O espaço é ainda dotado de áreas técnicas, zona para artistas e atletas, salas de reuniões, um auditório com 100 lugares e um restaurante.