Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Pombal

Centenas de alunos têm aulas de literacia digital em Pombal

O projeto “Pombal Digital” chega a todos os agrupamentos de escolas do concelho. São 729 alunos do 3º e 4 ano, dos três agrupamentos, envolvidos na iniciativa, este ano letivo.

“Num mundo cada vez mais digital, a literacia digital vai além do simples uso de ferramentas tecnológicas. Significa, essencialmente, uma preparação mais sólida das nossas crianças e jovens para o futuro, seja no mercado de trabalho como em estudos avançados”. Quem o diz é o autarca Pedro Pimpão, que a pensar na era tecnológica, decidiu alargar a todos os agrupamentos de escolas do concelho o projeto “Pombal Digital”.

Informática e programação são duas das vertentes destas aulas de literacia digital que arrancaram no ano letivo 2021/2022 com as turmas de 2.º ano do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais. No ano letivo seguinte, a iniciativa chegou a mais 323 alunos do 2º e 3º ano do mesmo agrupamento. No ano letivo transato, o projeto foi alargado aos alunos de 3º ano do Agrupamento de Escolas de Guia.

Agora, pela primeira vez, “Pombal Digital” chega a todos os agrupamentos de escolas do concelho. São 729 alunos do 3º e 4 ano, dos três agrupamentos, envolvidos na iniciativa.

Estimular o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e da comunicação; desenvolver um maior gosto pelas áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática); e contribuir para a melhoria do desempenho e sucesso escolar dos alunos, prevenindo o abandono escolar são os objetivos principais do projeto.

Catarina Silva, vereadora com o pelouro da Educação, explica que será dinamizada uma formação creditada para os professores destas turmas. “Os cursos propostos garantem continuidade pedagógica, adaptados à evolução tecnológica e de acordo com as aprendizagens essenciais definidas pelo Ministério da Educação”.

O projeto engloba ainda a atividade cívica “Dar voz aos alunos”, na qual os mesmos têm a oportunidade de apresentar propostas de intervenção social ou cívica para a sua localidade ou concelho.

Estes projetos serão depois apresentados à comunidade em junho, no âmbito das comemorações do Dia da Criança. O objetivo da apresentação é também incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação e de apresentação, acrescenta a autarca.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados