Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Espaço dos leitores

Encontros sobre resinagem em Monte Redondo

“Foi um momento de partilha e registo de práticas, saberes e desafios da resinagem, uma das profissões com mais traços de identidade na nossa comunidade”, escreve o leitor Tiago Gil.

O Museu do Casal de Monte Redondo, no âmbito do projeto europeu HIGHRES Project Erasmus +, promoveu encontros sobre resinagem de 11 a 13 de janeiro.

Participaram nesta iniciativa os resineiros Albino Brites, Virgínia Pedrosa, Artur Mota e Manuel Matias, Franklin Henriques e Igor Silva, e representantes de outras entidades como a Resipinus – Associação de Destiladores e Exploradores de Resina, Bombeiros Voluntários de Leiria – 5ª Companhia Monte Redondo, Associação Ecológica Os Defensores, investigadores da área e doutorandos de Museologia da Universidade Lusófona, com o apoio da União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira.

Este foi um momento de partilha e registo de práticas, saberes e desafios da resinagem, uma das profissões com mais traços de identidade na nossa comunidade.

A nossa instituição tem uma das mais relevantes coleções de objetos de resinagem do país e está empenhada na valorização deste ofício através da preservação para um desenvolvimento local e sustentável.

Recentemente, os resultados dos encontros foram apresentados aos parceiros do projeto HIGHRES oriundos de Espanha, Itália, Países Baixos e Letónia, tendo recebido relevantes elogios. A metodologia utilizada será replicada pelos parceiros na criação de narrativas digitais aplicadas a projetos rurais. Esta iniciativa decorreu na Universidade Lusófona no passado dia 28 de janeiro.

O projeto europeu HIGHRES, no qual participa o Departamento de Museologia da Universidade Lusófona, pretende salvaguardar, interpretar e comunicar o património cultural imaterial da Europa através da narrativa digital de histórias; promover o desenvolvimento rural através do turismo cultural e melhorar as competências digitais da população adulta, garantindo assim um impacto duradouro nas comunidades rurais.

Tiago Gil
Museu do Casal de Monte Redondo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.