A mudança deverá acontecer nas próximas semanas. A farmácia Higiene, localizada na rua Tenente Valadim, junto ao antigo Liceu Rodrigues Lobo, na cidade de Leiria, vai mudar as suas instalações para nova localização, a cerca de 600 metros do atual local.
A mudança conta com o parecer positivo da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, e do Município de Leiria, “considerando a salvaguarda da acessibilidade das populações aos medicamentos e sua comodidade e, ainda, sobre a melhoria ou aumento dos serviços farmacêuticos de promoção de saúde e bem-estar dos utentes”.
A nova localização ficará situada no edifício comercial Olhalvas Park, em Olhalvas, próximo de várias unidades de saúde, nomeadamente a Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, com zona de estacionamento e servida por transportes públicos.
A sociedade detentora da farmácia justifica o pedido de transferência “com um espaço mais amplo e moderno”. “Um dos principais benefícios desta mudança será a criação de dois gabinetes de atendimento personalizado, possibilitando a implementação de um maior número de serviços farmacêuticos, como consultas de acompanhamento, rastreios de saúde e aconselhamento especializado, beneficiando diretamente a comunidade. Desta forma a farmácia não só garante melhores condições para os utentes, proporcionando um acesso mais cómodo e um serviço mais abrangente, como também assegura a sustentabilidade e o crescimento da farmácia, permitindo-lhe desempenhar um papel ainda mais ativo na promoção da saúde e bem-estar da população.”
O executivo municipal aprovou, por unanimidade, o parecer da deslocalização, justificando, em minuta, que a “transferência não compromete, portanto, o acesso aos medicamentos e sua comodidade, podendo os cidadãos aceder à farmácia mais próxima de forma rápida e cómoda”. “A transferência não impacta a continuidade da prestação de serviços farmacêuticos, uma vez que existem outras farmácias na área”, e a nova localização oferece melhores condições de acessibilidade à generalidade dos cidadãos, oferecendo estacionamento adequado e melhores infraestruturas para utentes com mobilidade reduzida, minimizando os constrangimentos de tráfego que atualmente se verificam na rua Tenente Valadim, com as paragens indevidas”.