Um serviço de interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) já está disponível na Câmara de Leiria para facilitar o acesso à comunidade surda a diversos serviços do município.
A plataforma, que permite colocar em linha um intérprete de LGP no momento do atendimento, por videochamada, está disponível para todos os cidadãos surdos que necessitem de apoio na comunicação, funcionando todos os dias úteis, entre as 9 e as 17 horas.
De acordo com o município, este sistema encontra-se operacional no Balcão Único de Atendimento (BUA), no Gabinete de Atendimento Social, no Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) e na Loja do Cidadão.
Através do sistema de vídeo interpretação em tempo real, a pessoa surda poderá comunicar diretamente com um funcionário municipal, sendo a interação mediada por um intérprete de LGP, com recurso a um tablet disponibilizado pelo município.
Ao receber a videochamada da pessoa surda [estabelecida através de um QR Code], o intérprete fará a “ligação simultânea com o funcionário municipal, garantindo um atendimento acessível e eficaz”, explica a autarquia.
Poderão ser prestadas, deste modo, informações sobre infraestruturas urbanas, mobilidade e transportes, educação e cultura, ambiente, licenciamentos, urbanismo, habitação, reclamações e ocorrências, entre outros assuntos.
A medida, refere o município, enquadra-se no esforço de “promoção da inclusão e da igualdade de oportunidades para todas as pessoas”, garantindo que “a comunidade surda possa usufruir dos serviços municipais de forma plena e igualitária”.
Para o efeito, a Câmara contratualizou a prestação deste serviço com a Serviin – Serviço de Video Intérprete. Para serem atendidos, os munícipes surdos não precisam de efetuar marcação prévia, já que a plataforma se encontra permanentemente disponível no horário em que funcionam os serviços da autarquia.