Tricicleta, andebol em cadeira de rodas (ACR), joelettes, boccia, e goalball são algumas das modalidades que pode experimentar este sábado, dia 22, na V edição da Mostra de Desporto Adaptado, durante a manhã, no pavilhão do Lis, em Cortes, Leiria.
A iniciativa começa com uma demonstração de goalball (9h15), seguindo-se as modalidades de boccia, tricicleta, joelettes e carro à vela. Pelas 10h30 será realizado um programa de treino de atividades motoras, da autoria da Special Olympics Portugal, e às 11h15, os participantes poderão praticar ACR. Às 12 horas, a mostra terminará com basquetebol em cadeira de rodas.
Durante a tarde decorre o Seminário “Os Desafios do Desporto Adaptado”, a partir das 14h30, no auditório dos Serviços Centrais do Politécnico.
O seminário iniciará com uma apresentação sobre a importância da prática desportiva para as instituições de pessoas com deficiência, à qual se seguirá a apresentação dos resultados da primeira intervenção do projeto Desporto para Todos na ESECS. O programa terminará com uma mesa redonda, subordinada ao tema “A importância da prática desportiva na ótica da pessoa com DID”.


O II Seminário Professor João Catana: Os Desafios do Desporto Adaptado é promovido em homenagem a João Catana, antigo professor de Educação Física e integrante da primeira edição da pós-graduação em Desporto e Atividade Física Adaptados, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), que assumiu um importante papel na inclusão de todos os estudantes no desporto.
A V Mostra do Desporto Adaptado conta com a organização conjunta dos Serviços de Ação Social do Politécnico de Leiria, do curso de licenciatura em Desporto e Bem-Estar e do curso de pós-graduação em Desporto e Atividade Física Adaptados, da ESECS.
Mais informações sobre a V Mostra do Desporto Adaptado em https://www.ipleiria.pt/v-mostra-do-desporto-adaptado-22-de-marco/
A participação é livre.