Oficinas, filmes, sessões de sensibilização, conversas, performances, momentos de leitura, cinema, exposições, debates, workshops de gastronomia e até jogos tradicionais, são mais de 60 as atividades que se vão realizar em 14 concelhos do distrito de Leiria, ente 1 e 13 de abril.
Trata-se da celebração da Semana da Interculturalidade, dinamizada pela Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) Portugal, que este ano tem como tema “Cuidar, respeitar, incluir- o amor fala todas as línguas”.
Sensibilizar a população para a importância de uma sociedade mais inclusiva e intercultural, “privilegiando o ponto de vista das crianças e jovens” é o objetivo da edição deste ano do evento, que também assinala o mês da prevenção de maus-tratos a crianças e jovens e da violência interpessoal.
Várias escolas do distrito são convidadas, ao longo do mês de abril, a construir e afixar laços azuis, em prol da prevenção dos maus-tratos. Entre 1 a 30 de abril, o Castelo de Leiria irá também estar iluminado de azul, durante a noite.
Entre o vasto programa de atividades, destaque uma ação de acolhimento de alunos eslovenos, que irá decorrer ao longo da semana no Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente. No dia 3 de abril, há torneio de cricket na Escola Secundária Pinhal do Rei, logo pela manhã, organizado pelos alunos de nacionalidade indiana em articulação com o curso profissional de Desporto.
Os concelhos de Nazaré e Pombal celebram o Dia Internacional da Pessoa Cigana, a 4 de abril, com a divulgação da campanha “Discriminação é falta de educação” e a apresentação do filme “Sou cigano”, respetivamente. A atividade em Pombal inclui ainda o lançamento de um livro, a leitura de poemas e um momento musical organizado pela autarquia em parceria com a Associação de Pais e Educadores para a Infância e o projeto 3CE’S., na Biblioteca Municipal de Pombal, a partir das 16h30.
O parque D. Carlos I acolhe no dia 5 a mostra gastronómica “O pão nosso de cada Terra – uma viagem pelos sabores culturais”, pelas 15 horas. Haverá também uma conversa sobre diversidade, interculturalidade e migração, acompanhada por um momento musical.
No dia 10 de abril, será lançado um “Manual de Acolhimento” para alunos estrangeiros, na Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte, na Marinha Grande.
Pedrógão Grande e Ansião vão dinamizar no dia 13 uma feira intercultural. “How to Know Me” é o nome da mostra de cultura, costumes e tradições das várias nacionalidades presentes no concelho de Ansião que vai ser dinamizada no Mercado Municipal de Avelar, entre as 10 e as 17 horas. No Mercado da Graça, junto à igreja matriz da freguesia da Graça, em Pedrógão Grande, produtores locais, sobretudo oriundos de outros países, irão estar a vender, entre as 7 e as 13 horas, produtos agrícolas, de artesanato, entre outros.
Leiria, Batalha, Porto de Mós, Marinha Grande, Pombal, Alcobaça, Alvaiázere, Nazaré, Pedrógão Grande, Ansião, Caldas da Rainha, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera são os municípios do distrito que se associaram à causa este ano.
Consulte o programa completo aqui.