Das bibliotecas às salas de aulas, aos jardins, espaços culturais da cidade e lares, são muitos os espaços de Leiria tomados por assalto pela leitura ao longo da próxima semana.
A 18ª edição da Semana da Leitura de Leiria decorre entre 31 de março e 4 de abril com uma programação vasta, sob o mote “Todos diferentes, todos leitores”. O programa foi apresentado esta quarta-feira, dia 26, na Biblioteca Municipal de Leiria.
O objetivo, explicou Lucília Santos, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, é celebrar a “diversidade de leitores, de culturas, de pensamento, olhares, esta diversidade que nos enriquece e faz crescer”. É que o certame envolve 34 bibliotecas escolares, municipais e privadas, e tem como público-alvo mais de 17 mil alunos, dos quais entre 10 a 15% são estrangeiros.
Durante a Semana da Leitura, que se assinala também a nível nacional, serão desenvolvidas diversas atividades com alunos do pré-escolar ao ensino superior: apresentações de livros, horas do conto, leitura de poemas, leituras intergeracionais, sessões de escrita criativa, visitas à Biblioteca Municipal de Leiria, exposições, concertos literários, entre muitas outras.
“Procura-se abordar a leitura nas suas múltiplas facetas”, sublinhou Lucília Santos, realçando a aposta nas vertentes da leitura individual, da oralidade, da escuta ativa, da escrita e o cruzamento com outras artes, nomeadamente a dança, a música e as expressões plásticas.
Este ano, a organização também olha para as redes sociais como um parceiro na promoção da leitura: ao longo do evento, serão partilhados vídeos de leituras, previamente gravados, na página de Facebook da Rede de Bibliotecas do Concelho de Leiria, envolvendo alunos e professores.
O evento surge integrado nas comemorações dos 700 anos da morte de D. Dinis e dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões. Por isso mesmo, o dia 3 de abril será dedicado em exclusivo à literatura de Camões, com atividades em várias escolas do concelho.
Na Casa-Museu João Soares, será dado destaque ao centenário de Mário Soares com uma exposição ao longo do mês de abril e a apresentação do livro “Mário Soares: No caminho da liberdade”, de Luísa Ducla Soares, com a participação online da autora.
O Politécnico de Leiria, que também é parceiro da rede de bibliotecas, irá apresentar alguns livros multiformato e vai dinamizar aulas de literatura portuguesa para alunos estrangeiros na Escola D. Dinis. Vão também ser doados livros infantis, em chinês, às bibliotecas do concelho, adiantou Romain Gillain, diretor dos Serviços de Documentação e Bibliotecas do Politécnico de Leiria.
Consulte o programa completo aqui.

A intenção da Semana da Leitura de Leiria é perpetuar um “diálogo entre escola e comunidade, através da leitura e dos livros”, sublinhou Anabela Graça, vereadora da Educação e da Cultura, dizendo que há uma ambição de chegar ao público mais novo, “numa relação muito próxima com os adultos, que leem menos”.
Para Jorge Dias, presidente da assembleia da Rede de Bibliotecas de Leiria, trata-se de uma semana “de grande demonstração do trabalho das bibliotecas escolares”, durante a qual as atividades que já acontecem ao longo de todo o ano intensificam-se, com um maior envolvimento das crianças e das famílias.
A promoção da leitura irá prolongar-se para lá do certame.