Entre o passado sábado e quarta-feira, dia 26 de março, a PSP de Leiria deteve três homens pelo crime de desobediência, no concelho da Marinha Grande.
O primeiro caso, no sábado, segundo informa a autoridade policial, diz respeito a um desentendimento entre os condutores de duas viaturas, que resultou em agressões.
Depois de reposta a ordem e quando os condutores se preparavam para abandonar o local, a PSP indicou-lhes que teriam de fazer o teste do álcool, “uma vez que o comportamento deles levava a crer que pudessem estar sob a influência de álcool”.
“Um dos condutores acusou taxa crime, 1,55g/l de álcool no sangue, tendo sido impedido de conduzir e notificado do impedimento de o fazer nas 12 horas seguintes”, lê-se, num comunicado.
O outro homem, de 57 anos, foi detido após se recusar a facultar os seus documentos de identificação e os da viatura ou efetuar o teste de alcoolemia, o que representa um crime de desobediência.
O detido foi conduzido à esquadra da PSP e notificado para comparecer no Tribunal Judicial da Marinha Grande na segunda-feira, mas o julgamento sumário foi adiado.
Dias depois, na quarta-feira, às 9h30, a PSP da Marinha Grande foi chamada a um posto de abastecimento de combustível por causa de dois indivíduos a importunar os clientes e funcionária do estabelecimento.
“Imediatamente após a chegada dos polícias estes dois homens começaram a desafiar a autoridade dos mesmos, em tom provocatório e referindo serem da família de uma determinada comunidade bastante conhecida na vila da Nazaré e que, por tal, os polícias deveriam ter cuidado com eles”, acrescenta a autoridade policial.
Os dois cidadãos “negaram categoricamente qualquer colaboração” e “recusaram veementemente facultar qualquer outro dado sobre a sua identificação”.
“Informados da consequência daquele comportamento, os mesmos insistiram em desafiar a autoridade dos polícias, optando estes por pedir apoio para, com recurso ao uso da força estritamente necessária, algemar estes dois homens, de 29 e 30 anos de idade, após lhes ser dada voz de detenção, pela prática dos crimes de desobediência e resistência e coação sobre funcionário”, avança a mesma fonte.
Um dos homens tinha em sua posse 2,2 gramas de haxixe e um canivete de pequenas dimensões e está indiciado pela “prática reiterada” de vários crimes, nomeadamente furtos de viatura, dano, ameaça e coação, abuso de confiança, ofensas à integridade física, roubo e violência doméstica.
O outro detido é acusado do crime de ofensas à integridade física e abuso de confiança.
Os dois homens foram presentes ao Tribunal Judicial da Marinha Grande no próprio dia, tendo ficado notificados para comparecerem em tribunal.