Promete terminar em festa e em família, na Batalha, a 12º edição do Sinopse – Festival Ator João Moital: no domingo, o Te-Ato leva à sede do Rancho Folclórico Rosas do Lena, na Rebolaria, uma das mais recentes criações da companhia Lavrar o Mar, de Madalena Victorino. Tudo começou com um desejo de uma avó – a própria Madalena -, que quis contar aos netos em que consiste o seu trabalho de coreógrafa.
Eles mesmos, Carolina Victorino e Vicente Victorino, juntaram-se-lhe e tornaram-se cocriadores de uma ideia que estava por existir, mas que ganhou forma com a ajuda deles e também de um cenógrafo, de músicos e de outros intérpretes.
O resultado é “Chão de meninos” – nome de uma povoação no concelho de Sintra -, que fala de neve que ri, uma pequena fábula que se afoga no branco, ursos que brincam e um tapete-jardim que nasce de um naufrágio. Entre música, animais, a neve e as flores, aqui “as crianças apoderam-se do chão para o invadir, movimentar e ocupar. Riem com este espectáculo de dança e música, uma manifestação das suas forças que irão chegar e crescer”, antecipa a sinopse.
A peça estreou no final de fevereiro em Aljezur e chega agora à região, pela mão do Te-Ato. “Chão de meninos” é apresentado na Rebolaria, Batalha, no domingo, dia 30 (15h, entrada livre, M3), com inscrição obrigatória através do e-mail sinopse@teato.pt.