A União de Leiria venceu hoje no reduto do Leixões, por 1-0, e mantém-se na disputa pelos lugares cimeiros da II Liga de futebol, a sete jornadas do fim, num jogo decidido no final do tempo regulamentar.
O suplente Mbina anotou o único golo do encontro, aos 90+1 minutos, após trabalho individual, num desfecho que deixa a União de Leiria em sexto lugar, com os mesmos 43 pontos de Penafiel, quarto, e Alverca, quinto, que ainda vai a jogo, a quatro pontos da segunda posição, que dá promoção direta, e a um da terceira, de acesso ao play-off.
A formação de Matosinhos, por sua vez, mantém-se com 30 pontos e no 13.º lugar, ainda sem a permanência confirmada.
Os forasteiros, com mais e melhores argumentos, tentaram assumir as despesas do encontro, mas o baixo ritmo contribuiu para uma primeira parte algo sensaborona e parca em oportunidades de golo.
O melhor lance pertenceu a Daniel dos Anjos, desmarcado por Jordan, aos 26 minutos, mas o avançado brasileiro atirou por cima, voltando a falhar na finalização no arranque do segundo tempo, aos 49, num duelo perdido para Daniel Figueira.
O Leixões, para quem o empate servia melhor os objetivos, tentou responder em transições e no reatamento mostrou querer mais do jogo, como ficou evidente num remate de Ricardo Valente apenas travado por Kieszek, aos 62 minutos.
Com o passar dos minutos, o jogo foi perdendo intensidade, as equipas afastaram-se das balizas, mas os forasteiros tinham melhores argumentos no banco e a velocidade de execução de Mbina acabou por fazer a diferença.