No âmbito do acolhimento prestado pelos nossos parceiros eslovenos, os alunos do Programa Erasmus+ do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente (AEMGN), designadamente os do Projeto “Multiculturalidade em Movimento”, tiveram a oportunidade de assistir a um treino do Rokometni Klub Celje-Eslovénia e, depois, entrevistar Paulo Pereira, selecionador nacional de andebol de Portugal e treinador desta equipa eslovena.
A entrevista foi conduzida por Alice Godinho, em representação do Clube Erasmus+ do AEMGN, que também é praticante de andebol.
Bom dia Sr. Paulo Pereira. Muito obrigada pela oportunidade de assistirmos ao treino. O que é o andebol para si?
O andebol é uma parte importante da minha vida. Para mim, o andebol está junto da família e das pessoas mais importantes, como os meus amigos. Dedico muitas horas ao andebol, pois para mim também foi sempre um sonho ser treinador profissional.
Quando é que começou a treinar?
Comecei a treinar aos 19 anos, há cerca de 40 anos. Sou treinador desde 2003.
Já praticou algum desporto para além do andebol?
Gosto de jogar outras coisas. Recentemente joguei padel de uma forma muito amadora e, na universidade, gostava de ir fazendo outros desportos. Às vezes, jogava futebol.
Que cidades é que aconselha a visitar em Portugal?
Aconselho a visitar a minha cidade, Amarante, claro! Gosto muito de ser de lá! Também aconselho a visitar o Porto, uma cidade linda e uma das minhas favoritas.
O que mais gosta em Celje, na Eslovénia?
Gosto muito das pessoas desta cidade. São muito simpáticas e acolhedoras.
Obrigada

Marco Marques, professor e coordenador do Clube Erasmus+, do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente