Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

Artigo “O que o desporto me ensinou” distinguido com prémio nacional para imprensa regional

Júri da XIII edição do Prémio de Imprensa “Desporto com Ética” destacou trabalho publicado em junho de 2024 pelo REGIÃO DE LEIRIA.

Foram jogadores de andebol, futebol e basquetebol, depois dirigentes desportivos e, nalguns casos, ainda praticam trail, corrida ou padel. As aprendizagens adquiridas na juventude com a prática de uma modalidade foi o pontapé de saída para o trabalho “O que o desporto me ensinou”, agora premiado com o Prémio de Imprensa – Desporto com Ética 2024, na categoria Imprensa Regional.

O artigo, da autoria da jornalista Marina Guerra e do fotojornalista Joaquim Dâmaso, foi publicado a 27 de junho de 2024, e levou quatro autarcas da região – Pedro Pimpão (Pombal), Gonçalo Lopes (Leiria), Raul Castro (Batalha) e Luís Miguel Albuquerque (Ourém) – a recordar o prazer das vitórias e as lágrimas da derrota, as dores e as alegrias dos treinos, ao mesmo tempo que reconheciam o papel crucial do desporto na sociedade e na formação dos cidadãos.

O prémio, 2º lugar na categoria Imprensa Regional, é atribuído pelo PNED – Plano Nacional de Ética no Desporto, pertencente ao Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e pelo CNID – Clube Nacional de Imprensa Desportiva/Associação dos Jornalistas de Desporto.

O júri da XIII edição do Prémio de Imprensa “Desporto com Ética” foi constituído pelos jornalistas Murillo Lopes (CNID) que presidiu, Maria José Mata (ESCS/IPL), e Paulo Sérgio (embaixador da Ética no Desporto).

Bruno Gonçalves, do “Diário as Beiras”, recebeu o primeiro lugar, com “O campeão da Carapinheira que finta as adversidades de sorriso rasgado”, enquanto Pedro Freitas Oliveira, do “Diário de Notícias da Madeira”, ficou na terceira posição, com o trabalho “Boccia do Santacruzense é referência a nível nacional”.

Na categoria Imprensa Desportiva e/ou Generalista, os vencedores foram Diogo Cardoso Oliveira, do jornal “Público”, Tiago Carrasco, do “Expresso” e Fernando Urbano, do jornal “A Bola”. Mereceu menção honrosa um artigo de Pedro Barata, publicado no jornal “Expresso”. Na categoria Rádio e Televisão, foram premiadas reportagens de Maria Ana Oliveira, do Canal 11, Luísa Nogueira, também do Canal 11, e Eduardo Soares da Silva, da rádio Renascença. Patrícia Tadeia, do Canal 11, recebeu uma menção honrosa.

Os prémios serão entregues na gala do CNID 2025, em Matosinhos, Cidade Europeia do Desporto.

O REGIÃO DE LEIRIA foi, por diversas ocasiões, premiado em concursos do PNED, tendo recebido, em dezembro passado, o “Troféu Ética no Desporto – imprensa regional”, como “reconhecimento” dos artigos que o jornal tem publicado, ao longo dos últimos anos, “sobre o Cartão Branco, a sua aplicação, importância e relevância desportiva e social”.



Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.