O município de Pombal vai passar a contar com dois novos autocarros urbanos elétricos, com capacidade para 60 e 80 lugares, respetivamente, superior em dobro à dos atuais.
O contrato de aquisição dos veículos foi assinado no passado dia 3 de abril, numa cerimónia em Lisboa, e contempla um investimento superior a 1,1 milhões de euros, financiado em 495 mil euros pelo Fundo Ambiental do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A aquisição surge na sequência da aprovação da candidatura do município ao programa “Descarbonização dos transportes públicos”.
Isabel Marto, vereadora da autarquia com o pelouro dos Transportes e Mobilidade, explica ao REGIÃO DE LEIRIA que a intenção é “substituir toda a frota” de autocarros urbanos em Pombal e responder à “maior procura” da população por este meio de transporte.
A cerimónia de assinatura contou com a presença do ministro das Infraestruturas e Habitação, da ministra do Ambiente e Energia e do secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional.
Também a TUMG – Transportes Urbanos da Marinha Grande garantiu um apoio superior a 1.250.000 euros para a aquisição de cinco autocarros 100% elétricos e três carregadores de alta potência.
“A introdução dos novos autocarros elétricos integra-se num conjunto mais vasto de políticas públicas voltadas para a transição ecológica, o combate às alterações climáticas e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, explica a Câmara da Marinha Grande em comunicado.
Os três carregadores rápidos irão minimizar tempos de carregamento e assegurar a “regularidade do serviço prestado à população”, lê-se na mesma nota de imprensa.
