A base operacional da ambulância de emergência médica, instalada transitoriamente no quartel dos Bombeiros Sapadores de Leiria, desde outubro de 2023, vai passar para o antigo centro de saúde dos Parceiros.
Segundo adiantou o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) à agência Lusa, a saída do hospital para o quartel deveu-se à falta de “condições necessárias” para acolher a equipa, “composta atualmente por oito técnicos de emergência pré-hospitalar”.
A instalação da base nos Parceiros resulta de uma parceria entre o INEM e a Câmara de Leiria, proporcionando a solução “melhores espaços para organização do trabalho, descanso e alimentação” e para “armazenamento e higienização de material e de estacionamento para a viatura”.
1
Além de ambulâncias, sediadas em bases do INEM, o Instituto dispõe de viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER). Estas têm base hospitalar, estando a de Leiria sediada no Hospital de Santo André
Por outro lado, passa a ter um “acesso mais rápido a vias de circulação que permitem chegar em menor tempo a diversas zonas da área de atuação deste meio de emergência”, adianta o INEM, esclarecendo que a mudança ocorrerá assim que estejam reunidas as condições acordadas entre o INEM e o município e estabelecido o protocolo de uso do espaço.
Adiantando que as obras necessárias no antigo posto médico estão concluídas, o vereador da Proteção Civil considera que a relocalização da base do INEM permite “rentabilizar património do município que não estava a ser utilizado” e reorganizar as ambulâncias para emergência médica no concelho.
Segundo Luís Lopes, passa a haver “um recurso para acionamento no âmbito daquilo que é a emergência pré-hospitalar entre a cidade”, onde está o quartel dos Sapadores, e a Maceira, onde há uma corporação de bombeiros, “melhorando, assim, a eficiência e os tempos de resposta”.
Segundo o site do INEM, as ambulâncias de emergência médica, anteriormente designadas de suporte básico de vida, “integram uma equipa de dois técnicos de emergência pré-hospitalar”.