Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Autárquicas 2025

Chega candidata empresário Joel Esperança à Câmara da Batalha

O candidato promete, entre outras medidas, trabalhar para eliminar as portagens na Autoestrada 19.

Foto: Facebook Joel Esperança

O empresário Joel Esperança é o cabeça-de-lista do Chega à Câmara da Batalha, com o “objetivo mínimo” de eleger um vereador nas próximas eleições autárquicas.

“Eleger um vereador na Batalha é, de facto, o nosso objetivo mínimo”, afirmou hoje Joel Esperança à agência Lusa.

O candidato adiantou que aceitou ser candidato por acreditar que pode ser feito um trabalho melhor.

“Sendo eu militante do Partido Chega e sendo da Batalha, tive contacto com um período de falta de iniciativa política aqui na Batalha e, por vezes, nós temos mesmo de avançar quando acreditamos que podemos fazer melhor”, declarou.

O candidato disse que “os batalhenses merecem algo melhor” e antecipou que a equipa com que se vai apresentar a sufrágio “vai conseguir fazer um mandato de quatro anos muito benéfico para a Batalha”.

Joel Esperança, de 41 anos, reside na Batalha, é empresário em nome individual e militante do Chega “desde o início do partido praticamente”, em 2019. Antes, teve uma breve passagem pela Juventude Social Democrata.

“Depressa me apercebi de que não era o que pretendia e depois estive completamente desligado [da política] até à formação do partido Chega”, referiu o conselheiro nacional do partido e também presidente da concelhia da Batalha.

Sobre as prioridades com que se vai apresentar às eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro, o cabeça de lista explicou que no concelho há um “problema na coesão territorial”, notando que “São Mamede está um pouco à margem da Batalha”, dado “o tempo de deslocação” entre a freguesia e a sede do município.

“Portanto, uma das prioridades é, de facto, encurtar esse tempo de distância”, declarou, assegurando que vai “fazer toda a pressão para que seja criado um nó de ligação ao IC9 em São Mamede e, assim, será bastante reduzido o tempo de deslocação”.

Outro objetivo passa por proteger o Mosteiro da Batalha, localizado junto ao Itinerário Complementar (IC) 2, das emissões de dióxido de carbono “provocadas pelo tráfego intenso” nesta via.

O candidato prometeu trabalhar para eliminar as portagens na Autoestrada 19 (Variante da Batalha ao IC2, de 13,3 quilómetros), para desviar o trânsito que “não é destinado ao concelho”.

Outro aspeto prende-se com a criação de “uma plataforma que permita casar a oferta e a procura de bens da Batalha, de forma a promover as cadeias curtas de distribuição”, esclareceu Joel Esperança.

Já ao nível da habitação, a candidatura do Chega propõe-se “desenvolver um ou dois projetos tipo para quem queira avançar com a construção de habitação própria e permanente possa usar estes projetos da Câmara e, assim, reduzir logo o custo inicial à construção de habitação própria e permanente”.

O movimento independente Batalha é de Todos lidera a Câmara da Batalha, que conquistou ao PSD nas últimas eleições autárquicas, em 2021, ao ganhar quatro dos sete mandatos. Os sociais-democratas têm os restantes.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados