O Coro Gulbenkian é um dos mais conceituados do mundo e está em atividade há 60 anos. Para contar a sua história, o realizador Edgar Ferreira assina um documentário, “CORO”, que estreia esta quinta-feira, dia 3 de abril, e em Leiria há também uma sessão especial para ver o filme em primeira mão.
No Cineplace LeiriaShopping, a partir das 19h30, exibe-se o documentário sobre as seis décadas do Coro Gulbenkian. É uma história repleta de concertos, discos e distinções, cantada por um grupo de pessoas com vidas paralelas, onde a música nem sempre é a principal ocupação.
Segundo a promoção de “CORO”, “são professores, engenheiros, médicos, advogados que no cair da noite, de muitas noites, se reúnem e trabalham no exercício permanente de criar um corpo artístico de uma só voz”.
A diversidade confere ao Coro Gulbenkian “uma identidade e carácter único, sendo mundialmente reconhecido pela sua excelência”.
“Há algo profundamente misterioso — mágico, diria — no modo como um coro, feito de tantos ‘uns’, se transforma num conjunto que vibra como um único ser, ainda que composto por tantos outros, todos diferentes, todos únicos”, explica o realizador Edgar Ferreira.