A exposição itinerante “Documentos de Abril na Região de Leiria” será inaugurada no dia 16 de abril, às 10h30, numa conferência no Teatro Miguel Franco, em Leiria, que contará com uma intervenção do historiador Acácio de Sousa.
A mostra, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) e pela Rede de Arquivos da Região de Leiria (RARL), ficará aberta ao público, neste concelho, entre os dias 16 de abril e 30 de maio.
A iniciativa segue depois o seu caminho por outros Municípios que compõem a CIMRL: Batalha (julho/julho), Marinha Grande (setembro/outubro), Pombal (outubro/novembro), Ansião (novembro/dezembro), Alvaiázere (janeiro/fevereiro de 2026) e Pedrógão Grande (março/abril de 2026).
Em comunicado, a entidade responsável refere que a exposição apresenta uma seleção de registos dos arquivos municipais sobre acontecimentos vividos na região durante o regime do Estado Novo e no contexto da Revolução do 25 de Abril.
“[Será] uma oportunidade única para fomentar o conhecimento sobre o passado a diversos públicos, fortalecendo a identidade cultural deste território”, acrescenta.
A exposição surge na sequência das II Jornadas “Memória Futura: Arquivos na Comunidade”, realizadas a 30 de outubro de 2024, em Porto de Mós, onde foi apresentado um conjunto de documentos recolhidos nos diversos arquivos municipais da Região de Leiria.
A RARL, responsável pela seleção dos documentos e produção dos conteúdos expositivos, foi criada em dezembro de 2018 e integra, além dos arquivos municipais, o Arquivo do Instituto Politécnico de Leiria, em articulação com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).
