A Escola Secundária Raul Proença, das Caldas da Rainha, regressa à liderança do ranking do ranking distrital dos exames nacionais do secundário realizados em 2024.
Os dados foram conhecidos a noite passada e revelam uma mudança na posição cimeira no distrito. A escola de Caldas da Rainha que, em anos anteriores, já tinha conseguido este tipo de distinção no ranking, regressou à posição cimeira.
Por sua vez, a Escola Básica e Secundária Henrique Sommer, em Maceira, Leiria, que nos anos recentes tem ocupado uma posição de destaque, registou uma queda significativa.
De acordo com a análise divulgada pelo jornal Público, a Escola Secundária Raul Proença consegue 13,43 valores de média nos exames, atingindo o 50º lugar a nível nacional. Em segundo lugar no distrito e em 54º lugar nacional, surge a Escola Secundária da Batalha e, em terceiro, está a Escola Secundária Domingos Sequeira (Leiria), em 57º lugar no país.
Nota para a descida registada pela escola de Maceira: a Escola Básica e Secundária Henrique Sommer, líder no distrito o ano passado (na altura foi 49º lugar a nível nacional) caiu agora para 18º lugar no distrito e para 369º posto no país.
Entre os privados, no distrito de Leiria, o Colégio João de Barros (Pombal) surge em 17º lugar. A situação é bem diferente se levarmos em conta a realidade do concelho Ourém, originando mudanças nos lugares de liderança.
De facto, se a análise ultrapassar as fronteiras do distrito de Leiria e levar igualmente em conta o concelho de Ourém, então a liderança na região deixa de estar nas mãos de uma escola pública em Caldas da Rainha e é entregue a uma escola privada em Fátima.
Efetivamente, o Colégio de São Miguel em Fátima consegue a média mais alta desta região (13,97) e é 38ª no todo nacional. Confira a classificação de cada escola distrito de Leiria e concelho de Ourém, e a sua ordenação por notas do exame, de acordo com os valores divulgados pelo jornal Público, no quadro em baixo.

Importa notar que o REGIÃO DE LEIRIA mantém, à semelhança de anos anteriores, a leitura do ranking na perspetiva da nota de exames, havendo outras formas de o ordenar, levando em conta, também, os dados de contexto (que, desta feita, estão a ser levados em conta para elaborar o prinicipal ranking do jornal Público).