Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Cultura

Família de Tereza Arriaga doa à Câmara de Leiria todos os desenhos da pintora presentes em “Artistas na Fábrica”

Obras de Tereza Arriaga retratam as crianças que trabalhavam na Nacional Fábrica de Vidros da Marinha Grande, durante a Segunda Guerra Mundial.

Foto: CML

Pensada por João Bonifácio Serra (1949-2023), a exposição “Artistas na Fábrica” tem inspirado conversas, um ciclo de cinema, colóquios e até novas exposições. No último sábado, dia 12, durante o lançamento do catálogo da exposição, a Câmara recebeu uma proposta irrecusável: o filho de Tereza Arriaga, Jorge de Arriaga de Oliveira, anunciou a pretensão de doar à autarquia todos os desenhos da artista patentes na exposição no m|i|mo.

A vereadora da Cultura, Anabela Graça, agradeceu a doação e destacou “o papel fundamental da exposição como espaço de reflexão e conhecimento, a qual não teria sido possível sem o entusiasmo e a colaboração da família, em particular de Jorge Arriaga de Oliveira”, lê-se num comunicado enviado às redações.

Anabela Graça enfatizou, também, “o intenso e diversificado programa cultural” que tem vindo a ser realizado em torno da exposição, envolvendo diversos projetos educativos com escolas de Leiria e da Marinha Grande, em parceria com o Plano Nacional das Artes, como é o caso da exposição “O nosso olhar”, que inaugurou na passada sexta-feira.

Recorde-se que a exposição “Artistas na Fábrica – Tereza Arriaga, Jorge de Oliveira, Manuel Filipe | 1943-1945” reúne obras que testemunham as condições de trabalho do operariado fabril durante a Segunda Guerra Mundial, refletindo o compromisso dos artistas com a realidade social da época.

Catálogo está disponível no m|i|mo Foto: CML

A mostra inclui desenhos a carvão de Manuel Filipe, retratos de meninos-operários da Nacional Fábrica de Vidros da Marinha Grande, feitos por Tereza Arriaga, e desenhos de Jorge de Oliveira realizados na fábrica de cimentos da Maceira-Liz.

Desde que inaugurou, a 15 de junho de 2024, “Artistas na Fábrica” já recebeu mais de 12.900 visitantes, adianta a autarquia.

O catálogo da exposição, que foi apresentado pelas curadoras Raquel Henriques da Silva e Emília Margarida Marques, e pelos responsáveis da museografia e design da exposição, Humberto Dias e Inês do Carmo, respetivamente, está disponível para aquisição no m|i|mo.

Além do lançamento do catálogo, o museu acolheu no último sábado uma conversa sobre o neorrealismo nas artes plásticas portuguesas, com a participação da investigadora Luísa Duarte Santos e do historiador independente de arte contemporânea, João Archer de Carvalho. Foi também realizada uma visita guiada à mostra.

A sessão decorreu na sala dos Arcos, onde está patente a nova exposição “O nosso olhar”, criada por alunos de escolas de Leiria e Marinha Grande Foto: CML


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.