Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Leiria

Feira de Leiria espera receber 900 mil visitantes e bater recorde de afluência

Dino d’Santiago, Os Quatro e Meia, David Fonseca e Quim Barreiros estão entre os artistas confirmados.

Foto de arquivo: FL

A Feira de Leiria espera bater este ano o recorde de afluência e atingir pela primeira vez a fasquia dos 900 mil visitantes, num evento que decorre de 1 de maio a 1 de junho, anunciou hoje o município.

“Como a feira nunca teve esta adesão incrível dos últimos anos, tenho a certeza de que este ano chegaremos ao recorde de visitantes. É incontornável”, disse à agência Lusa a vereadora da Câmara de Leiria com o pelouro dos Grandes Eventos, Catarina Louro.

Um conjunto de fatores contribuem para a expectativa alta: “Este ano temos uma feira de 1 a 1 [de maio a junho], vão ser 32 dias, e vamos ultrapassar com certeza a barreira dos 850 mil visitantes, porque temos mais tempo de feira – uma das maiores de sempre – e é mais uma semana”.

Somando condições meteorológicas favoráveis, e contando com cerca de 20 mil espetadores esperados no Estádio de Leiria para assistir ao concerto de Andrea Bocelli, no dia 31 de maio, “facilmente se chegará aos 900 mil – e vamos ver se conseguimos ou não ultrapassar [esse número]”.

Em 2024, a Feira de Leiria recebeu 848.780 visitantes.

Parte da capacidade de atração do certame é atribuível à programação musical, com entrada gratuita e pensada para captar tanto público jovem como gerações mais maduras.

No palco da Feira de Leiria vão atuar nomes como Lon3r Johny, Mizzy Miles, Plutónio, Soraia Ramos e Iolanda, bem como Blasted Mechanism, Dino d’Santiago, Os Quatro e Meia, David Fonseca ou Quim Barreiros. Também Bárbara Bandeira e Quinta do Bill vão marcar presença.

Para receber os visitantes, a Câmara Municipal de Leiria tem introduzido desde 2022 alterações ao recinto, por forma a “torná-lo muito mais amplo e muito mais seguro”.

“Vamos manter essa tónica, com uma nova organização, com mais espaço nos corredores, mais espaço no centro de palco e vamos ter mais duas saídas. Vamos melhorar nesse aspeto da área da segurança”, avançou a vereadora.

O município de Leiria tenta assim reagir ao sentimento de insegurança que algumas pessoas manifestaram em 2024, sobretudo durante os concertos que mobilizaram as maiores enchentes.

“Tivemos sempre o plano de segurança, avaliávamos sempre depois dos concertos o que melhorar, tínhamos bombeiros e polícia no recinto, mas as pessoas tinham a perceção que estava muita gente. Visualmente as pessoas vão sentir-se agora mais tranquilas ao perceber que se tiverem de sair é tudo mais amplo”, acrescentou Catarina Louro.

Também as soluções de estacionamento serão reforçadas, com o reforço da comunicação sobre os parques dissuasores, com transporte coletivo gratuito para e desde o recinto da feira.

A sustentabilidade é outra preocupação da organização da Feira de Leiria: “Para nós é muito claro que este ano é já um ecoevento. Temos dados muito interessantes na área da sensibilização ambiental, não só para com os participantes, mas muito especialmente com os operadores económicos que estão na feira”.

Nesta edição, o município promete ser “ainda mais zeloso” no controlo dos parâmetros ambientais, “nomeadamente na separação dos resíduos e na entrega dos óleos usados”.

A par do crescimento previsto do número de visitantes, vai aumentar também o envolvimento das associações e clubes do concelho, que garantem o funcionamento de restaurantes e petiscarias.

“Sustentabilidade é também a parte social, para a qual nós contribuímos ativamente”, permitindo que “associações e clubes arrecadem uma receita muito relevante para as suas atividades anuais, através da sua presença na tenda da gastronomia”.

A abertura da Feira de Leiria está agendada para as 15 horas do dia 1 de maio.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados